Connect with us

Dicas de Saúde

Vacinação em dia contribui para o sucesso dos transplantes de órgãos

Publicado

em

(Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

O sucesso de um transplante de órgão vai além do procedimento em si.

Cuidar do sistema imune do paciente, por exemplo, é uma etapa fundamental antes e depois da cirurgia.

Durante a preparação para um transplante, seja de órgãos sólidos ou medula óssea, é comum o uso de algumas substâncias que têm como objetivo diminuir as chances de rejeição por parte do paciente.

Porém, se, por um lado, essas drogas favorecem o sucesso do procedimento, por outro, o paciente fica mais vulnerável a infecções.

Por isso, a rotina de imunização de candidatos e receptores de transplante de órgãos é fundamental, como explica a médica hematologista Clarisse Machado:

A abordagem da vacinação nesses pacientes é complexa. O esquema vacinal deve considerar, entre outros fatores, o tipo de transplante, a doença que levou ao procedimento, a idade e o tipo de terapia imunossupressora ao qual o paciente foi submetido.

Algumas vacinas, por exemplo, não podem ser feitas pós-transplante por oferecerem risco ao paciente. Caso das doses que protegem contra sarampo, caxumba e rubéola, que são as chamadas de vacinas atenuadas. Elas são feitas com vírus vivo que, embora enfraquecido, oferece risco ao paciente com sistema imune comprometido.

Já outras vacinas, segundo a hematologista Clarisse Machado, tornam-se ainda mais importantes em um paciente transplantado. Como a que protege contra o pneumococo:

Sonora

Outra vacina importante para pacientes transplantados é a meningocócica conjugada ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas causadas por 4 diferentes tipos da bactéria meningococo.

Continue Lendo
Patrocinado
Clique para comentar

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Saúde

Modelo e Influencer Jordana Guimarães, conta o segredo da boa forma na quarentena

Publicado

em

Jordana Guimarães, tem aproveitado o tempo durante o isolamento em casa para se exercitar e manter a forma. A beldade conta que para ela a salvação para não cair no sedentarismo são as lives fitness dos seus personal trainers preferidos.

Além disso Jordana utiliza alguns aplicativos que ensinam os usuários a realizar os exercícios em casa, existem treinos disponíveis nos aplicativos e você pode receber seu próprio plano de acordo com sua meta, seja ela emagrecer, ganhar massa corporal, flexibilidade ou resistência.

O isolamento também trouxe para Jordana, algumas opções fáceis e práticas para manter a dieta, e ela revelou que assim como a maioria das pessoas acaba comendo um pouco a mais, por isso compartilha um segredinho de um suco que tem ajudado a desintoxicar e se manter saudável todos os dias da quarentena.

Chamo o suco de Detox da Jordana com Laranja e Limão:

1 xícara de suco de laranja natural;
Suco de 1 limão fresco;
1 cenoura descascada;
1 colher de sopa de linhaça;
Gelo a gosto;
Adoçante, se necessário.

Bata no liquidificar e o suco detox estará pronto.

Tomar 2x por dia, ajuda eliminar gordura e toxinas do organismo.

Crédito das Fotos: RL Assessoria – Divulgação

Jordana Guimarães - Fotos: RL Assessoria - Divulgação

Jordana Guimarães – Fotos: RL Assessoria – Divulgação

Continue Lendo

Dicas de Saúde

Idosos na quarentena: como se manter fisicamente e mentalmente ativo

Publicado

em

Por

O isolamento em decorrência do coronavírus pode causar efeitos em idosos que não o contágio. Para manter-se distante de problemas como depressão e ansiedade, é necessário incentivar a prática de exercícios físicos e mentais.

 

“Um idoso que era sedentário antes da pandemia não pode, por conta própria, começar a realizar atividades físicas em casa”

Local: Brasil

Data: 07/05/2020

 

Neste sentido, especialistas no tratamento de idosos vêm disseminando dicas de atividades para que pessoas acima dos 60 anos possam se manter saudáveis e ativas durante a quarentena, evitando efeitos colaterais que não necessariamente tem a ver com o contágio do vírus, como é o caso da depressão e da ansiedade.

Depressão entre idosos preocupa na Quarentena

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que pessoas entre 60 e 64 anos representam 11,1% entre os 11,2 milhões de brasileiros diagnosticados com depressão. E o Ministério da Saúde reforça que as pessoas nesta faixa etária, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado, pertencem ao chamado grupo de risco.

Segundo o portal OverSixity, as principais causas de depressão na terceira idade são fatores físicos e biológicos, como questões genéticas, hormonais, limitações do corpo e fatores clínicos, e também os fatores sociais, como afastamento da família, solidão e perda do papel social.

Como prevenção para o problema, estariam cuidados com a alimentação, além de manter atividades físicas regulares e incentivar o convívio social.
Assim sendo, neste momento, existe um alto número de pessoas idosas que podem estar lidando com a depressão, ao mesmo tempo em que enfrentam situações que podem funcionar como gatilho para o problema, e ainda impossibilitados de realizar as atividades que normalmente ajudariam a combater seus sintomas.

Leia também:  Votação da reforma da Previdência em segundo turno deve começar hoje

 

Como idosos podem se manter ativos durante a quarentena

O OverSixty, plataforma dedicada a pessoas da terceira idade, destaca que “Um idoso sedentário antes da pandemia não pode, por conta própria, começar a realizar atividades físicas em casa”. Nestes casos, o acompanhamento médico é altamente recomendado.

Já os idosos que se mantinham ativos antes do confinamento, devem se preocupar em “manter uma rotina de atividades que já possuíam antes da pandemia e que tenha sido indicada por um profissional”.

Neste sentido, entre as principais recomendações, estariam um mix de exercícios físicos e mentais, para manter corpo e mente ativos.
Alongamentos, atividades na água (para quem tem piscina em casa), estão entre as boas opções para exercitar o corpo. Além disso, outra sugestão do portal é a dança: “seja sozinho, seja com o marido ou a esposa, a dança ajuda a manter o condicionamento aeróbico, a força muscular, a flexibilidade, além de melhorar o equilíbrio corporal e a coordenação motora.”

Como exercitar a mente durante a quarentena

Por fim, alguns exercícios mentais também podem ser adotados por idosos durante o confinamento. É o caso de jogos de mesa, jogos de cartas e dominó, que podem ser adotados por quem tem companhia durante o confinamento, ou até mesmo assistir filmes e documentários na televisão ou serviços de streaming. Outra sugestão estaria em aprender a utilizar aplicativos, principalmente os que permitem videoconferência, “até para manter as relações com o restante da família que também se encontra isolada, pode ser bem interessante aprender a usar novos aplicativos e tecnologias.”

 

Leia mais sobre este e outros assuntos relacionados à terceira idade em www.oversixty.com.br

Continue Lendo

Dicas de Saúde

RS Nutraceuticos lança site para comprar online seus produtos

Publicado

em

Com o grande sucesso de vendas dos produtos com a assinatura da modelo, atleta e empresária Carol Costa. A RS Nutraceuticos, dirigida por Raphael Santos, lançou um site em formato de loja para vender online seus produtos e as linhas por Carol Costa de emagrecimento e beauty.

Na loja online RS Nutra é possível encontrar cinco categorias de produtos à venda: linhas de emagrecedores (Perfectus Detox e o Nutra Slim-Carol Costa), suplementos, saúde, beleza e moda fitness.

Além do site, outra novidade é o lançamento do detox emagredor FIKISLIM, que é composto por ingredientes 100% maturais e sua fórmula reune elementos indispensáveis para a gestão do controle de peso e consequentemente emagrecimento. O FIKISLIM possui fórmula avançada com foco no objetivo em perder peso. Seus benefícios são: promover a perda de peso e cintura; diminuir taxa de colestorol; inibir as enzimas lipase e amilase; reduz estresse oxidativo; diminuir a absorção de açúcar. O produto não é indicado para consumo por pessoas gestantes e lactantes, conforme recomendação médica.

Também foi lançado a linha beauty por Carol Costa, para auxiliar na perca das medidas. Esta nova linha possui os seguintes produtos para venda: Beauty Micro, Beauty Antiflacidez, Beauty Fat Gel, Beauty Gel Celulite & Estrias  e Beauty Hair.

O novo site para encontrar os produtos Nutra Slim por Carol Costa é www.rsnutra.com.br

 

Continue Lendo

Newsletters

Receba as Notícias do Site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana