Ligue-se a nós

Rio Grande do Sul

Tribos nas Trilhas da Cidadania encerra 19ª edição no estado (RS)

Publicado

no

Cerca de 750 estudantes de escolas públicas e privadas do Estado, inscritos no projeto Tribos Jovens Empreendedores, da Rede Parceiros Voluntários em parceria com o Sebrae (RS), participaram do segundo ano de Tribos Nas Trilhas da Cidadania — Educação Empreendedora, uma metodologia que propõe a prática do empreendedorismo social. A ação levantou temas como autoconhecimento, empatia, cooperação, prática social, empoderamento e protagonismo jovem a alunos e educadores de 170 escolas do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de 73 municípios.
Em quase duas décadas, Tribos consagrou-se como o maior movimento de voluntariado jovem do país. Em 19 anos de história, já são mais de 6 mil estudantes capacitados, 3 mil educadores qualificados, 3 mil instituições de ensino mobilizadas e 174 mil participantes nas ações sociais. “Organizados em três trilhas – Educação para a paz, Cultura e Meio Ambiente — os estudantes aprendem a identificar as demandas sociais das suas cidades, desenvolvem projetos voluntários e colocam a mão na massa. É o processo de transformação social acontecendo diante dos nossos olhos, e ele é inspirador”, conta Daniel Santoro, presidente do conselho administrativo da PV.
No Rio Grande do Sul, esta edição surgiu com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo dos jovens a partir da participação social, estimulando que assumam um papel ativo em suas comunidades. Desde o ano passado (2021), a metodologia propõe o desenvolvimento de competências empreendedoras no período de três anos, por meio de capacitações online em assuntos como habilidades socioemocionais, liderança, tecnologias digitais e prática social. Para concluir essa jornada, em 2023 será a vez das Técnicas Empreendedoras, que suscitarão o pensamento ético e responsável, a aprendizagem com a experiência, visão, conhecimento básico financeiro e econômico, planejamento e gestão, com o objetivo de finalizar a formação de lideranças.
A educadora Maruá Lock, do Colégio Tiradentes de Santa Maria, conta “o que me levou a inscrever minha instituição e acompanhar os alunos em Tribos foi a proposta inovadora e a ideia de mudar o mundo com pequenas e diárias ações. A partir do instante em que iniciamos as primeiras capacitações, pude notar que os estudantes começaram a ter mais proatividade, criatividade, a se preocupar com o mundo à sua volta, a ter autonomia e a serem responsáveis, verdadeiros protagonistas das suas próprias histórias”.

 

Tribos Jovens Empreendedores é realizado pela Rede Parceiros Voluntários em parceria com o Sebrae RS, com apoio da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e do CIPAVE, com a chancela da Unesco.

 

 

Anúncio

Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 25 anos no Rio Grande do Sul, com atuação em todo o Brasil. Atua com foco no desenvolvimento social sustentável das comunidades e territórios, através da cocriação de tecnologias sociais, projetos e soluções customizadas para seus parceiros — sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado – gerando impacto positivo para todo o ecossistema social.

Texto: Steffany Cuacoski


Todos podem utilizar nossos conteúdos. Basta citar a fonte e linkar apontando nosso site. pois o Portal G10News é de interesse público.

Siga @g10newsportal no Instagram e no Facebook Notícias no seu WhatsApp aqui! 

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Assine nossa newsletter

Inscreva-se para Receber notícias no seu e-mail

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Anúncio

+ lidas da semana