Mercúrio passa mais tempo próximo da Terra do que Vênus

0
153
Martin Kornmesser, The International Astronomical Union / Wikimedia

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vênus e depois a Terra. Então, Vênus é o planeta mais próximo do nosso, certo? A resposta é: depende.

E uma equipe de cientistas acaba de demonstrar que Mercúrio, apesar de ser o planeta que está mais perto do Sol, passa mais tempo próximo da Terra do que Vênus.

Os resultados dos cálculos, apresentados na revista Physics Today, mostram que os métodos usados comumente para calcular a proximidade dos planetas são simplistas demais, e não dão o entendimento real da proximidade entre Mercúrio, Vênus e Terra ao considerar o trajeto de suas órbitas ao redor do astro.

A concepção de distância entre os planetas que comumente temos se dá com base na distância média entre os planetas e o Sol, e essa distância é estabelecida em Unidades Astronômicas (AU).

A distância média entre Terra e Sol é de 1 AU, enquanto a de Vênus é de cerca de 0,72 AU. Então, com base nesses valores, calcula-se que a distância média entre Terra e Vênus é de apenas 0,28 AU — a menor ao se comparar a distância da Terra com qualquer outro planeta.

Mas os pesquisadores perceberam que esse cálculo não é a maneira mais precisa para dizer qual planeta é realmente o mais próximo da Terra ao longo de suas órbitas ao redor do Sol. Afinal, quando a Terra está no lado oposto de sua órbita em relação a Vênus, essa distância é de 1,72 AU — e nosso planeta fica bastante tempo em oposição a esse vizinho.

A equipe propõe, então, que se faça uma média da distância entre cada ponto ao longo da órbita de um planeta e cada ponto ao longo da órbita do outro planeta a ser comparado. Fazendo uma simulação baseada nessas duas observações, a equipe descobriu que Mercúrio é o planeta que fica próximo da Terra por mais tempo, em média, mesmo que ele seja o primeiro planeta a partir do Sol e o nosso seja apenas o terceiro, com Vênus no meio termo.

Leia também:  Cientistas descobrem um novo ramo na árvore da vida

Mas, claro, essa outra maneira de enxergar a distância média entre os planetas não muda a ordem deles no Sistema Solar. Mercúrio continua sendo o primeiro planeta depois do Sol, seguido por Vênus e então pela Terra, do jeitinho que todos nós aprendemos na escola.

Mais Notícias

Em clima de Páscoa, modelo fala sobre os benefício... Eduardo Rodrigues entra no clima da páscoa e fala sobre os benefícios do chocolate para os seus cuidados com a beleza e estética Nessa época ...
Tropas Federais estarão pelo menos em 11 estados n... Agentes reforçarão segurança nas eleições em mais de 500 localidades Até agora, 510 localidades brasileiras terão a segurança reforçada no domingo (7...
Marcos Pasquim, Lexa, Jojo Todynho e outros famoso... Na noite da última terça-feira (07), a cidade de São José dos Campos, situada no interior do estado de São Paulo, praticamente parou com a mega festa ...
Projetos ambientalmente sustentáveis terão financi... Governo quer desenvolver mercado de títulos verdes Projetos de infraestrutura com impactos ambientais e sociais positivos terão o financiamento acele...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui