Connect with us

Entretenimento

Rodrigo Ratton Galeria apresenta obras de Pedro Neves na exposição ‘Real’

Publicado

em

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui

Pedro Neves – Foto: Pedro Neves.

A mostra acontece do dia 23 de novembro a 20 de dezembro com criações que reforçam a relevância da memória para a construção da cultura brasileira

Falar do cotidiano, das línguas, da memória e da importante valorização dos negros na história mundial. Esses são alguns dos motes da mostra ‘Real’, do artista visual Pedro Neves, nascido no maranhão, mas morador de Belo Horizonte, que tem um forte trabalho na linguagem da pintura, escultura e fotografia em suportes variados. A exposição, que contará com 8 obras inéditas, acontece do dia 23 de novembro a 20 de dezembro na Rodrigo Ratton Galeria (Rua Alagoas, 1314, loja 27c, Shopping 5ª Avenida, Savassi, Belo Horizonte/ MG). A mostra tem entrada gratuita, mediante agendamento prévio pelo WhatsApp 31 99981-9281.

De acordo com Pedro Neves, a exposição ‘Real’ quer buscar o interior da memória de cada visitante. Ou seja, de uma forma que eles se prendam a importância da história da população negra em variados contextos. “Real é sobre a ressignificação da nossa memória, sobre uma busca pela realeza que acontece no cotidiano. Ou seja, o que tem de real no nosso mundo passa longe de regalias da monarquia, já que nossos barracos são castelos e nossa carruagem é um ônibus lotado, com tantas outras realezas que servem a um rei sem face. ‘Real’ é tentar aprender a nossa língua materna, um resgate identitário do povo brasileiro, que nasceu para servir, mas não aguenta mais viver assim”, comentou.

Segundo o artista, ele quer mostrar, também, a importância de ser ter o conhecimento de outras línguas. Para ele, esse é ponto importante para a formação de pensamento. “Em uma conversa com minha amiga Eliza, ela me disse que aprender outra língua é aprender outra forma de pensamento. Assim, nessa linha de raciocínio, os muene kongo e sua corte, outrora composta por quendaimes, bonizames, narquim, subão, canator, cusame e acunda, se ressignificam na maneira eurocatólica de monarquia, abandonando as nomenclaturas congolesas para assumir a posição de reis e rainhas dos bailes de congo”, completa.

Leia também:  Natália Vasconcelos muda rumo de sua carreira e mira ser digital influencer

Memórias

Ainda para o artista Pedro Neves, ao tirar a língua de um povo, se fragiliza sua cultura, filosofia, crenças e identidade. “Apesar de tudo, o corpo guarda memórias que a mente não consegue ler. A cultura popular denuncia isso, nas cortes dos reinados, reisados, maracatus, cabindas pernambucanas, cacumbis cariocas, baião de princesas maranhense e uma infinidade de culturas e tradições. A memória de quem fomos permanece viva no corpo, no canto, danças, lutas e festas, mas e no dia-a-dia? Assim, ‘Real’ é ver que como a estrutura colonial se reproduz”, salienta.

“Falo de negros de ganho trocando seu tempo e saúde por trabalhos fatídicos, artistas negros sendo exibidos como troféus, mas nunca sendo respeitados como pessoas, mulheres negras sendo vendidas como pedaço de carne, com povos indígenas tendo seus terrenos incendiados e desapropriados. ‘Real’ é ver que 500 anos de Brasil e o Brasil aqui nada mudou, nossa realeza é a memória da identidade que tentaram deixar do outro lado da calunga, mas o corpo guarda”, conclui Pedro Neves.

Convite

De acordo com o galerista Rodrigo Ratton, sua galeria trabalha com poucos artistas, mas o trabalho de Pedro Neves chamou sua atenção. “Neste ano, convidei o Pedro pra fazer parte do time de artistas representados por nós. Ele tem um trabalho que se identifica muito com a nossa proposta. Apesar do pouco tempo de carreira, percebi muitas qualidades e um potencial incrível que merece ser conhecido pelo público”, destaca.

Pedro Neves

É nascido de imperatriz Maranhão e morador de Belo Horizonte. Seu trabalho circula pela linguagem da pintura, escultura e fotografia em suportes variados, partindo da necessidade de repensar a história do povo brasileiro, através de representações de culturas tradicionais, cotidiano periférico, relações familiares e quais sequelas foram herdadas do colonialismo e imperialismo ainda presentes no Brasil republicano. Sua pesquisa consiste em contar uma história tendo como ponto de partida suas vivências, onde os atravessamentos históricos sociais representam grande peso nos pequenos problemas do cotidiano.

Leia também:  Apresentadora Ana Calheiro ensina 5 mandamentos para quem quer ficar loira

Serviço:

Exposição ‘Real’ | Pedro Neves

Local: Rodrigo Ratton Galeria – Rua Alagoas, 1314, loja 27c, Shopping 5ª Avenida, Savassi, Belo Horizonte/ MG

Data: 23 de novembro a 20 de dezembro

Entrada gratuita (mediante agendamento prévio pelo WhatsApp 31 99981-9281).

Classificação livre

Mais informações ao público:

Instagram da Galeria Rodrigo Ratton: https://www.instagram.com/galeriarodrigoratton

Site da Galeria Rodrigo Ratton: https://www.rodrigoratton.com.br

WhatsApp: 31 99981-9281

Continue Lendo
Patrocinado
Clique para comentar

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fitness

Musa fitness Vivi Monteiro: Nutricionista, e a Modelo e dj Giovanna Thauany é a Novas Garotas Propaganda da Marca Café-Café Paris lingerie

Publicado

em

Por

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui

A musa fitness Vivi Monteiro: Nutricionista, e a Modelo e dj Giovanna Thauany é a novas garotas-propaganda da marca Café-Café Paris lingerie para a Coleção 2021, uma das marcas mais famosas do Brasil. As belas, escolheu a marca que já tem como musas Fernanda Lacerda a mendigata, para estrelar a nova campanha de lingerie da carreira, esbanjando charme e sensualidade , A Café-Café Paris é uma marca de lingerie para mulheres que gostam de sofisticação e qualidade.. A campanha se mostra em total sintonia com o atual momento da carreiras da Vivi Monteiro e da Modelo e dj Giovanna Thauany , que está atualmente no alge da carreiras das duas estrelas da“Lmp artisticas e assessoria”, As duas gatas já protagonizou ensaios ousadas usando apenas lingerie não juntas e cada uma nesta campanha vão fazer separadas .

 

A Coleção tem como inspiração a essência feminina e aborda a lingerie como forma de representar o brilho original de cada mulher. “Essa linha chega para mostrar que o melhor reflexo é o seu próprio e cada parte do seu corpo é perfeita. As nossas musas transparecem bem essa vontade democratizar a moda, sem imposições de padrão”, pontua a diretora de criação da marca .

 

 

 

Com reconhecimento nacional e internacional no mercado de lingerie, a Café-Café Paris lingerie é uma marca originária de Ilhota , em Santa Catarina, mas que já ganhou o mundo por proporcionar qualidade, conforto, beleza, segurança e autoestima à mulher moderna, em todas as suas fases e todos os seus biótipos, do P ao Plus Size. Para mais informações, acesse: https://www.cafecafeparis.com.br/

Instagram

@cafecafeparis_oficial

Para ver mais Fotos dessas tops, sigam o Instagram delas @giovannathauanny ,@vivimonteironutri

Continue Lendo

TV

MORRE O JORNALISTA FERNANDO VANUCCI

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação
Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui

O jornalista Fernando Vanucci, de 69 anos, morreu nesta terça-feira  (24) em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório e sepultamento devem ocorrer no Rio de Janeiro, de acordo com informações do GloboEsporte.com.

O jornalista Fernando Vanucci, de 69 anos, morreu nesta terça-feira  (24) em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório e sepultamento devem ocorrer no Rio de Janeiro, de acordo com informações do GloboEsporte.com.

Ele também trabalhou em TV Bandeirantes, TV Record e Rede TV.

 

*Isto É

Continue Lendo

Entretenimento

Modelo e influencer Ketlen Tavares ajuda pessoas com dicas motivacionais e amorosas

Publicado

em

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui

MARAVILHOSA! Ela faz um enorme sucesso por onde passa, além de arrasar com sua beleza e seu corpo escultural que desperta a atenção de todos. Estamos falando da modelo e digital influencer Ketlen Tavares, de 34 anos, que arrasa com seu corpo perfeito nas redes sociais.

Nas redes sociais, a gata fala muito sobre empoderamento feminino e muitas dicas sobre viagens, pois um dos seu sonhos é conhecer mais de 50 países.  Além disso, Ketlen adora dar dicas sobre relacionamentos amorosos onde criou dois codinomes para seus trabalhos na internet como “Mochilógola” e “Ketinder”.

“Eu me considero uma “mochilógola”, uma mistura de mochileira como psicóloga, que na época que eu viajava. Pergunto para os meninos sobre os relacionamentos e tenho muitos retornos. Também ajudo as pessoas a se relacionar através “Ketinder” (risos), onde publico a foto de alguém no meu perfil e as pessoas se manifestam me procurando para começar uma conversa com a pessoa da foto. Já sairam quatro relacionamentos nesse processo”, contou a Ketlen, que não economiza nas fotos mostrando todas as suas belas curvas através de ensaios fotográficos, malhando na academia.

Para poder acompanhar mais sobre Ketlen Tavares, basta seguir ela no seu Instagram @ketlentavar, onde possui mais de 20 mil seguidores.

Continue Lendo

Newsletters

Receba as Notícias do Site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana