Projeto capacita gratuitamente jovens em situação de abrigo

0
211
Foto: divulgação Senac-RS

Possibilitar Sonhos e Construir Futuro é resultado de uma parceria entre Senac-RS, Ministério Público do Trabalho do RS, Ministério Público e Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Capacitar jovens em situação de abrigo, em Porto Alegre. Esse é o principal objetivo do Projeto Possibilitar Sonhos e Construir o Futuro, promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, Ministério Público e Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o Senac-RS, responsável pela execução dos cursos. “Quando o jovem abrigado completa 18 anos, a instituição não pode mais ficar com ele. Nem todos têm família para retornar e muitos acabam ingressando em situação de rua.  Com uma profissionalização adequada, se pretende que este aluno alcance independência e autonomia e possa construir sua vida profissional de modo digno”, explica o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa. Durante o curso, o jovem não arca com qualquer despesa e ainda recebe material e vale-transporte (cada aluno ganha um kit com os utensílios necessários para exercer a profissão). As aulas são realizadas no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CEMET) Paulo Freire que, inclusive, fornece refeição.

O projeto, que começou no ano passado com duas turmas piloto de 30 alunos, completa sua segunda edição e celebra essa fase com a formatura de mais 90 jovens na próxima sexta-feira (19/7). A solenidade acontece às 19h, no CEMET Paulo Freire (rua Santa Terezinha, 572- Santana). Na primeira edição, foram duas turmas dos cursos de Técnicas Básicas de Corte Masculino e Barba e Técnicas Básicas de Manicure e Pedicure. Nesta edição, foram seis turmas no total: duas de Técnicas Básicas de Corte Masculino e Barba, uma de Técnicas Avançadas de Corte Masculino e Barba, uma de Técnicas Básicas de Manicure, uma de Técnicas Avançadas de Manicure e uma de Técnicas Básicas de Maquiagem.

Para Leandro de Oliveira Maximiano, a oportunidade de qualificação gratuita mudou a sua vida. “Eu já fui de abrigo e passei muito sufoco até chegar aqui. Vendi balas de goma nos ônibus e fui flanelinha. Depois que eu entrei no projeto, vi que lá era o meu lugar e me sentia em casa. Aproveitei a oportunidade e, se não fosse ela, eu não estaria ganhando o meu dinheiro como barbeiro a domicílio. O Senac me trouxe bastante ensinamento e eu sou muito grato pelo apoio e pelo ensino”, comenta o ex-aluno de 18 anos e morador do bairro Mário Quintana.

As próximas turmas estão previstas para iniciar em setembro deste ano e vão contemplar mais 90 alunos, com cursos no segmento da beleza. Além dos jovens de abrigos, a escola também abre vagas para outras pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção é feita pelo próprio CMET.  As capacitações foram escolhidas pela sua característica e afinidade com o público jovem.

Sobre o CMET Paulo Freire

O Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire existe para jovens e adultos, oferecendo o currículo da Educação Fundamental na modalidade EJA. Desde 1989, atua com uma grande diversidade na sua formação comunitária. Como ele é um Centro de Educação presencial, que trabalha nos três turnos com jovens, adultos e idosos – o único ainda na cidade de Porto Alegre – é frequentando por alunos das mais variadas idades, a partir de quinze anos. O CMET atende cerca de 900 alunos, dentre esses, pessoas portadoras de deficiências.

 

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.

Deixe seu Comentário! Comentários de leitores ou artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião do G10News