Produção de grãos deve ser recorde no País em 2019

0
108
Crédito: Camila Domingues/Palácio Piratini

Brasil produzirá cerca de 240 milhões de grãos

produção de grãos no país deve chegar a 240,7 milhões de toneladas na safra atual. Os dados são do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019, divulgada, nesta quinta-feira (11), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O número representa um recorde da série histórica com crescimento de 5,7% em relação à safra do ano 2017/2018. O levantamento mostra também o crescimento de 1,9% da área plantada em relação à safra do ano anterior.

Os produtos com os maiores aumentos de área plantada foram o milho segunda safra, a soja e o algodão. A soja apresentou um crescimento de 2% na área de plantio, chegando a 35,9 milhões de hectares.

Milho e Algodão

O milho segunda safra é um dos destaques do período, em comparação com a safra anterior. A previsão é de uma produção recorde de 72,4 milhões de toneladas, crescimento de 34,2%.

“Isso é bom porque o produtor está tendo renda, estamos exportando e isso está gerando emprego, renda e saldo na balança comercial do Brasil”, disse o coordenador-geral de Culturas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Maria do Anjos, em relação ao milho.

O outro destaque é o algodão, com aumento de produção em torno de 33%, equivalendo ao volume de 6,7 milhões de toneladas em caroço ou 2,7 milhões de toneladas em pluma.

“Esse crescimento expressivo do algodão tem muita relação com o aumento das exportações da pluma”, explicou o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana.

 Feijão

O clima favorável contribuiu para uma produção de 1,3 milhão de toneladas do feijão segunda safra. Já o feijão terceira safra, com plantio finalizado em meados de julho, deve ter produção de 721,5 mil toneladas.

Gov.br

Deixe seu Comentário! Comentários de leitores ou artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião do G10News