InícioBrasilO Impacto Da Transformação Digital Da Construção Para O Futuro Do Brasil

O Impacto Da Transformação Digital Da Construção Para O Futuro Do Brasil

A transformação digital da construção tem levado à integração do setor em um ecossistema tecnológico rico e inteligente, capaz de transformar o Brasil um país cada vez mais competitivo

 

São Paulo,17/09/2021 –

Uma construção forte significa um Brasil competitivo. Construtoras e incorporadoras sabem muito bem disso. É por isso que, nas grandes cidades aumentou a quantidade de tapumes cercando canteiros de obra pelas calçadas. O momento é muito favorável a indústria e para os compradores de imóveis.

 

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), até 2030, o Brasil precisa de 30 milhões de residências. Esse é o tamanho do déficit habitacional de acordo com. “É uma demanda gigantesca que somente um setor que responde por 7% do PIB brasileiro e cerca de 2,5 milhões de empregos diretos pode dar conta”, ressalta Fabricio Schveitzer diretor de estratégia e mercado do Sienge.

Para dar conta da demanda e aproveitar a retomada do crescimento econômico, as incorporadoras têm investido pesado em tecnologia. Segundo Fabrizcio, não há como fazer as coisas do mesmo jeito e esperar resultados diferentes. Isso significaria construir com os mesmos baixos níveis de produtividade de décadas passadas, com prazos de obra que não atendem à demanda atual e promoveriam desconexão com a oferta. “Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços sobem. Para manter os preços dos imóveis em patamares acessíveis, é necessário às empresas da construção adotarem tecnologias capazes de prover ganhos de produtividade integrando a cadeia”, diz o diretor.

 

Para o consumidor final, nem sempre é fácil perceber como as obras se modernizaram quanto a processos, equipamentos e materiais, com ganhos expressivos de qualidade e produtividade. Entretanto, uma verdadeira revolução está acontecendo do outro lado dos tapumes de obra encontrados pela cidade e ela impacta positivamente na vida de todos os brasileiros.

A ponta mais visível da transformação digital do mercado imobiliário está nos novos processos de compra, venda e uso dos imóveis. Com digitalização e inovação no segmento, o amadurecimento dessa frente tem levado à criação de experiências inovadoras para famílias na jornada de compra da casa própria. Alguns portais de imóveis têm feito muito mais do que apenas transportar anúncios de casas e apartamentos para o ambiente virtual. “Hoje em dia os algoritmos identificam as preferências dos compradores, e essas empresas têm provocado mudanças em como as pessoas se relacionam com o local onde moram, agregando serviços e conveniências ao processo, especialmente financeiras e burocráticas”, explica Fabricio Schveitzer.

 

Dessa maneira é possível eliminar a figura do fiador em processos de locação, acionar empresas especializadas em vistoriar imóveis ou gerir reformas e manutenções, transformando a experiência com celeridade e confiabilidade. Mas para isso acontecer a informação precisa chegar corretamente e em tempo hábil a todos os pontos da cadeia.

 

A única maneira de proporcionar dinamismo ao processo é com a disseminação de plataformas tecnológicas especialistas na indústria da construção, desenhadas para que os dados circulem de forma rápida e confiável ao longo da cadeia. Além disso, devem ser acessíveis e inclusivas, já que o setor conta com empresas de diferentes portes e níveis de maturidade tecnológica.

 

É a partir da oferta de tecnologias adequadas e integradas para modernização do setor que construtoras e incorporadoras têm se transformado em empresas de tecnologia que constroem, que têm nos dados a base para uma atuação integrada. Dessa maneira, muito além do que ocorre atrás dos tapumes, a transformação digital da construção tem levado à integração do setor em um ecossistema tecnológico rico e inteligente, capaz de transformar o Brasil um país cada vez mais competitivo.

Website: https://www.sienge.com.br/

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Com a alta do diesel, ANTT eleva frete

A agência nacional de transportes terrestres divulgou a nova tabela de valores mínimos de frete usada pelos caminhoneiros.     Os reajustes variam de 4,5% a 5,9%,...

Irmã de Britney Spears diz que a família tentou pressioná-la a fazer um aborto

Depois de toda a polêmica envolvendo o fim da tutela de Britney Spears, foi a vez de a irmã da cantora, Jamie Lynn Spears...

Mãe de recém-nascida é agredida pelo companheiro e chutes atingem cirurgia cesariana

Vítima, de 22 anos, contou que foi colocada à força para fora de casa com a filha. Suspeito, de 27 anos, negou as agressões...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: