Uma mulher que estava desaparecida há 44 anos foi localizada pela Polícia Civil (PC), nessa quinta-feira (2), em Garibaldi, na Serra do Rio Grande do Sul. Ela foi encontrada pelos policiais vivendo em um hotel do município, onde trabalhou entre os anos 1999 e 2000, como auxiliar de limpeza.
A ocorrência teve início quando a PC recebeu uma denúncia de que uma pessoa estaria vivendo no local em situação de maus-tratos, em um ambiente com condições insalubres. Os agentes foram averiguar a informação e encontraram a mulher, de 73 anos, fisicamente bem, mas com sinais de confusão mental. Ela estava falando pouco e assustada com toda a situação.
A polícia conseguiu localizar familiares da idosa que moram em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a investigação, a família procurava por ela mesmo antes de 2021, mas não havia feito o registro formal na delegacia. Por conta disso, o ano do registro do desaparecimento é tardio.
Ainda conforme a polícia, a mulher teria optado por se afastar da família devido a questões pessoais ocorridas há 44 anos. Depois de alguns anos, os parentes teriam perdido totalmente o contato com ela. Após os esclarecimentos necessários, a idosa voltou para Cachoeirinha com os familiares. Ela receberá acompanhamento psicossocial.
O delegado Clóvis Rodrigues de Souza, titular da Delegacia de Polícia de Garibaldi, instaurou um inquérito para investigar se a mulher estava em situação análoga à escravidão ou se sofria maus-tratos. Contudo, a autoridade policial pontua que a idosa não estava presa em um cativeiro e podia se locomover quando quisesse.
Fonte: Blog do Juares