Connect with us

Politica

Justificativas de ausência de voto poderão ser feitas pelo aplicativo e-Título

Publicado

em

Foto: Reprodução
Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui

O novo item ainda será acoplado ao aplicativo pelo Tribunal Superior Eleitoral

O eleitor que não comparecer a sua zona eleitoral no dia da eleição será obrigado a justificar a ausência, sob pena de ter suspensos diversos de seus direitos civis caso não regularize sua situação na Justiça Eleitoral.

Uma das justificativas aceitas para não ter ido votar é se o eleitor comprovar que estava fora dos limites geográficos de seu domicílio eleitoral, no dia de votação. Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu facilitar esse tipo de comprovação.

No aplicativo e-Título foi adicionado uma funcionalidade que permite justificar a ausência por meio do sistema de georrefenciamento disponível nos aparelhos celulares. A função é capaz de identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral.

Portanto, para ter acesso à ferramenta, quem já tem o programa instalado no celular deve ficar atento para atualizá-lo para a versão mais recente após a disponibilização do serviço.

A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, por exemplo, também poderá ser feita no aplicativo, mas somente depois da eleição, num prazo de 60 dias.

Fonte: Brasil 61

Continue Lendo
Patrocinado
Clique para comentar

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica

TSE informa que boletins de urna serão emitidos no fim da tarde de domingo (15)

Publicado

em

Por

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui

Tribunal diz que documentos serão publicados no site até a próxima quarta-feira (18)

Os boletins de urna das eleições deste ano começarão a ser emitidos a partir das 17h do domingo (15), quando o ocorrer o primeiro turno do pleito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste horário serão divulgados os resultados para todos os cargos, o que inclui os votos em branco, os nulos e o total de abstenções.

Até a próxima quarta-feira (18), o tribunal afirma que irá divulgar em seu site os boletins de urna recebidos para a totalização. Além disso, até 20 de novembro, a Corte informa que irá disponibilizar os resultados das votações no Repositório de Dados Eleitorais (RDE) e na página de Estatísticas das Eleições 2020.

 

O repositório é voltado a pesquisadores, jornalistas e pessoas interessadas em analisar os dados do eleitorado, candidaturas, resultados, prestação de contas, entre outras informações.

Todas as dúvidas sobre o pleito podem ser esclarecidas nas plataformas digitais do tribunal e pelo site www.tse.jus.br

Fonte: Brasil 61

Continue Lendo

Politica

Começa proibição de propaganda eleitoral gratuita do primeiro turno

Publicado

em

Por

Foto: Agência Brasil
Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui

Também estão vedados realização de comícios e debates em rádio e televisão

Desde quinta-feira (12), a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão de candidaturas no primeiro turno das eleições deste ano está proibida. Além disso, candidatos estão vedados de promover comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa. Veículos de comunicação também não podem mais promover debates.

Tudo isso está previsto no calendário eleitoral das eleições deste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo com a proibição de veiculação de propagandas no rádio e na televisão, os eleitores ainda podem obter informações dos candidatos por meio de seus canais pela internet e através dos materiais publicitários já disponibilizados pelos postulantes.

 

O TSE informa que todas as dúvidas sobre o pleito podem ser esclarecidas nas plataformas digitais da corte e pelo site www.tse.jus.br

Fonte: Brasil 61

Continue Lendo

Politica

Eleições 2020: TSE disponibiliza simulador de votação

Publicado

em

Por

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui

Nele, o cidadão pode treinar como votar para os cargos de prefeitos e vereadores, que disputam no pleito deste ano, como se estivesse diante de uma urna

Para facilitar o momento do voto das eleições que ocorrem daqui cinco dias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou em sua página um Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Nele, o cidadão pode treinar como votar para os cargos de prefeitos e vereadores, que disputam no pleito deste ano, como se estivesse diante de uma urna.

Há 24 anos, o eleitor brasileiro utiliza urna eletrônica para a escolha de seu candidato. O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo. O eleitor pode navegar pelas legendas usando as setas, na filipeta de candidatos no alto da página. Antes de votar no Simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição do qual deseja participar: primeiro ou segundo.

 

No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação. Com caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

 

Fonte: Brasil 61

Continue Lendo

Newsletters

Receba as Notícias do Site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana