InícioBrasilJustiçaJustiça gaúcha condena homem infectado pelo coronavírus a pagar indenização por descumprir...

Justiça gaúcha condena homem infectado pelo coronavírus a pagar indenização por descumprir o isolamento domiciliar

A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Justiça de Dom Pedrito, na Região da Campanha, condenou um homem a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 5 mil por descumprir medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Conforme o promotor de Justiça de Dom Pedrito Leonardo Giron, em julho de 2020, o homem, mesmo ciente de que estava contaminado com o coronavírus e deveria ficar em isolamento domiciliar por determinado período, cinco dias após receber o resultado positivo do teste PCR, ele descumpriu a medida. Na ocasião, o cidadão se dirigiu ao ambulatório destinado a pacientes sintomáticos para exigir a realização do teste rápido, apenas para verificar se já apresentava anticorpos para a doença e ser liberado do isolamento.

“Quando chegou ao local, o réu não informou ao médico que já havia positivado para a Covid-19, ou seja, omitiu informações aos profissionais da saúde”, afirmou o promotor.

Na decisão, o Judiciário destacou que “não satisfeito em provocar risco de contaminação a outros munícipes, visto que não avisou o COE/Vigilância antes de se dirigir ao local, como era a orientação, o requerido prejudicou os trabalhos desenvolvidos no ambulatório, porquanto provocou alvoroço ao discutir com o médico, mesmo este lhe alertando que inexistia protocolo para realização de teste de anticorpos. E não parou por aí: agiu de forma agressiva e indecorosa até mesmo com a servidora do Ministério Público, que, por ordem do promotor de Justiça, apurava o ocorrido e tentava orientar o réu quanto à medida sanitária”.

O valor da indenização deverá ser corrigido pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), a contar da sentença, e acrescido de juros de 12% ao ano, a contar do evento danoso, revertido para o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados.

 

Fonte: O Sul

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Pesca ilegal impulsiona tráfico de armas e ajuda a municiar rebeldes em Camarões

Com o país imerso em um conflito separatista armado, barcos pesqueiros são muitas vezes usados para contrabandear armas da Nigéria As autoridade da República dos Camarões estão...

Juju Salimeni grava novo projeto e recebe ex-Panicats em seu Podcast

Camarim da Juju estreará ao vivo em novembro, com convidado surpresa Juju Salimeni iniciou as gravações de seu novo projeto, o Podcast Camarim da Juju,...

Primeira faculdade de cosmetologia do Brasil tem método inédito de ensino

Daniela López, a primeira brasileira formada em cosmetologia, abre instituição pioneira na América Latina.   Com a missão de promover a formação de profissionais com as...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: