Ligue-se a nós

Porto Alegre

Hospital Moinhos de Vento recebe primeira Certificação Sustentável de Porto Alegre

Publicado

no

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, assinou nesta terça-feira (20) o decreto que regulamenta o Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental. A iniciativa busca incentivar ações e práticas sustentáveis destinadas à redução dos impactos ambientais em construção e reforma de edificações na capital gaúcha. A solenidade aconteceu no Auditório do Hospital Moinhos de Vento (Rua Tiradentes, 333), pois a instituição foi a primeira a receber o selo.
“Queremos transformar Porto Alegre em uma cidade verdadeiramente sustentável. Vamos incentivar a participação neste programa e garantir que a aferição da pontuação e a conquista do certificado sejam feitas com credibilidade. Agradecemos a parceria e exemplo do Hospital Moinhos de Vento em ser uma instituição amiga do meio ambiente”, declarou o prefeito Sebastião Melo.
O Hospital recebeu a Certificação Ouro por atingir a pontuação necessária em quatro das sete dimensões analisadas: conservação da biodiversidade local; energia e emissão de gases de efeito estufa (GEE); manejo e destinação dos resíduos; e acessibilidade, mobilidade e humanização das edificações e dos espaços urbanos.

 

Em seu pronunciamento, o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, agradeceu a escolha da instituição como palco para este momento histórico da cidade. “É motivo de orgulho e o reconhecimento ao trabalho de uma equipe engajada no cuidado com a vida. Transformamos nossas ações para que elas impactem de forma positiva o mundo e sirvam de modelo para outras instituições, empresas e comunidade. E o decreto estimula esse movimento. Ele multiplica as boas práticas e abre espaço para que a comunidade crie alternativas em busca de um mundo melhor e mais saudável para todos. Isso é cuidar de pessoas!”, afirmou Mohamed. O executivo enumerou as diversas ações que o hospital desenvolve na área ambiental.
Para o superintendente administrativo do Moinhos, Evandro Moraes, receber a Certificação Sustentável pode ser considerado o reconhecimento mais importante que a área ambiental do hospital já conquistou. “É a distinção maior da nossa cidade e, dentre todos os setores que temos na capital, com iniciativas de densidade e impacto, fomos os primeiros a sermos agraciados. Isso dá motivação para seguirmos nosso trabalho e continuarmos atuando e buscando soluções inovadoras, pensando no futuro e no bem-estar de todos”, concluiu.

 

Superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, participou do evento

 

Anúncio

Certificação Sustentável

O secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, explicou que o decreto cria uma política de incentivos, tanto tributários quanto urbanísticos, para induzir a iniciativa privada a buscar alternativas ambientalmente adequadas para o processo de desenvolvimento da cidade. “Precisamos encontrar soluções para redução das emissões de gases de efeito estufa, já que cerca de 80% do carbono é gerado nas grandes cidades. Nós, enquanto poder público, criamos mecanismos para estimular que o processo natural de crescimento da cidade, com a construção de edificações, se dê de uma forma sustentável, protegendo o meio ambiente e o planeta”, destacou.
O Programa de Premiação e Certificação Sustentável prevê desconto de até 10% no IPTU (a ser votado pela Câmara de Vereadores para contar a partir de 2024), incentivo urbanístico, como autorização para construir até 20% a mais do pré-estabelecido para a região, e a prioridade na tramitação para novos projetos arquitetônicos.
Todo contribuinte pode participar. Os pré-requisitos e orientações para obter a certificação estão disponíveis no site da Prefeitura de Porto Alegre.

 

Prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo destacou que o Hospital Moinhos de Vento é amiga e parceira do meio ambiente – Crédito das foto: Leonardo Lenskij

 

Um hospital verde

Anúncio

O Hospital Moinhos de Vento é uma referência nacional em práticas sustentáveis no setor hospitalar. A instituição foi a primeira do Brasil a construir, dentro de sua área, uma Central de Transformação de Resíduos. Com o programa Reciclagem Transformadora, todo o lixo produzido é reciclado ou reaproveitado: restos de alimentos servem de adubo para a estufa agrícola; plástico e papel viram sacos de lixo e papel higiênico; do TNT são feitos aventais e sacolas ecológicas; etc.
A instituição também está no Mercado Livre de Energia e, em 2021, foi a primeira do setor saúde no Sul do Brasil a obter o selo I-REC, que atesta que 100% da energia consumida é de fonte renovável e limpa. Em outubro, cinco vagas para recarga de carros elétricos foram implantadas na instituição. As medidas incluem ainda dispositivos e rotinas de redução do consumo de água e do desperdício de papel. O hospital é parceiro da prefeitura da capital no incentivo ao uso de meios de transporte alternativos, como a bicicleta, que é menos poluente e mais saudável, e na realização anual do Summit Ambiental.
Como reconhecimento, o Moinhos de Vento é o único hospital no Sul do Brasil com ISO 14001, por atender todos os padrões internacionais exigidos para implantação do seu Sistema de Gestão Ambiental, que busca estabelecer o melhor gerenciamento de aspectos ambientais associados à atividade hospitalar, práticas assistenciais e de gestão. Também possui o Selo Ouro do GHG Protocol, sendo a primeira instituição hospitalar do Sul a ter o registro público sobre emissão de gases de efeito estufa.

 


Todos podem utilizar nossos conteúdos. Basta citar a fonte e linkar apontando nosso site. pois o Portal G10News é de interesse público.

Siga @g10newsportal no Instagram e no Facebook Notícias no seu WhatsApp aqui! 

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Assine nossa newsletter

Inscreva-se para Receber notícias no seu e-mail

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Anúncio

+ lidas da semana