InícioClima tempoGrande parte do Brasil vai receber chuva ao longo da semana

Grande parte do Brasil vai receber chuva ao longo da semana

A semana será marcada por chuva e temporais em grande parte do país, com exceção apenas do Nordeste. Esta é uma condição comum, já que a Primavera é a estação de passagem da estação mais seca do ano, o Inverno, para a estação mais úmida e chuvosa, o Verão. Com a chegada da Primavera, a tendência é de um retorno gradual da chuva no Brasil.

Temporais e sensação de abafamento

Nesta segunda-feira (04), nas regiões sul e sudeste do país, a passagem de uma frente vai deixar o tempo instável, e alguns estados como PR, SP, RJ e MG vão começar a semana em estado de alerta para temporais. No centro-oeste ocorrem pancadas em praticamente todas as áreas da região, também com condição para temporais entre o sul de MT, MS e sul de GO. No norte do país, os volumes serão muito expressivos entre o AC, RO, AM e RR e também há chance de tempestades nestas áreas.

Entre o Sudeste, centro-oeste e a região norte – e até mesmo em áreas do sul no decorrer da semana – a sensação de abafamento vai continuar, pois, embora o tempo fique mais fechado, com muitas nuvens e chuva, as temperaturas e a umidade do ar vão ficar elevadas.

É justamente pela combinação entre calor e a umidade disponível na atmosfera, e uma frente fria que atua no Sudeste e canaliza o correr de umidade que vem da Amazônia, que os próximos dias serão marcados por chuva nestas regiões.

Leia também: Segunda-feira com temporais e chuva forte entre SP, RJ e MG

Decorrer da semana

Na terça-feira (05) a chuva dá uma trégua entre os estados do PA, TO e também sobre o norte de GO. Mas na quarta-feira (06), as pancadas com trovoadas e rajados de vento, já voltam a acontecer por estas áreas. E é com estas mesmas condições, que a quinta (07) e sexta-feira (08) encerram a semana. Na sexta, a chuva é mais expressiva entre o oeste do RS até o sul de MS, o tempo fica encoberto nestas áreas com poucas aberturas de sol.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 33 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Covid-19: 70% dos infectados podem ter sequelas até um ano após alta hospitalar, diz estudo

Ministério da Saúde oferece curso de reabilitação do paciente com condições pós-Covid Em recuperação da Covid-19 desde setembro de 2020, José Carlos de Araújo sentiu...

Beyoncé posa para JayZ durante um passeio de barco em Veneza

Beyoncé, mostrou ao público nesta terça-feira (19) as proezas de JayZ na fotografia. A cantora postou uma série de fotos em seu Instagram, incluindo...

Ex-BBB Thais Braz lacra de biquíni neon e mostra o bronzeado

A dentista, influencer e ex-sister do BBB21 Thais Braz dividiu com seus seguidores, nesta sexta-feira (15), cliques de seu mais recente ensaio e fez...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: