InícioBrasilGoverno Altera Decreto E Concede Ampliação Dos Serviços De Acesso À Internet

Governo Altera Decreto E Concede Ampliação Dos Serviços De Acesso À Internet

Conheça os planos de instauração da rede de transporte de fibra ótica com elevada capacidade na Região Amazônica

 

 

São Paulo,13/10/2021 –

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) editou um decreto para autorizar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tenha permissão de estipular novos compromissos com operadoras a fim de expandir os serviços de acesso à internet, principalmente em áreas de baixa conectividade, ou ausência dela. A norma foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, no dia 17 de setembro.

O texto faz a alteração de um decreto de 2018, em que se é tratado a respeito das políticas de telecomunicações. A partir disso, os compromissos de expansão e prestação de serviços, estipulados pela Aneel por conta da celebração de termos de ajustamento de conduta, de atos regulatórios e de outorga onerosa de autorização de utilização de radiofrequência, serão focados não só para investimentos em capacidade, como fibra ótica, mas também em crescimento de cobertura de redes de acesso fixa e móvel, em banda larga. As alterações compõem um remodelamento do programa Cidades Conectadas, do Ministério das Comunicações.

 

O decreto, que fala sobre acesso à internet, também autoriza que outros órgãos ou entidades privadas e públicas consigam implementar a rede privativa de comunicação da administração pública federal. Até o momento, isso cabia apenas à Telebrás, estatal adicionada pelo governo no programa de privatizações.

Entenda os decretos

O Decreto 10.799/2021 faz a flexibilização das regras para que a Anatel consiga prever, nos compromissos com as prestadoras, esforços em capacidade e serviços de acesso à internet. Já o Decreto 10.800/2021, por sua vez, instaura o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), inaugurando o Comitê Gestor, alinhada às demandas do Tribunal de Contas da União (TCU).

Implantação de banda larga na Região Amazônica

O Pais, que conta com execução feita pelo Ministério das Comunicações (MCom), pretende instaurar uma rede de transporte de fibra ótica com elevada capacidade através dos rios da Região Amazônica e de redes metropolitanas nos municípios que possuem conexão com a rede de transporte. As redes instauradas darão a possibilidade de conexão de espaços públicos, como hospitais, bibliotecas e instituições de ensino, por exemplo.

 

O Decreto permite a parceria com entidades e órgãos, privados e públicos, para que sejam usadas a capacidade excedente das redes implantadas, assegurando a sustentabilidade da economia e viabilizando o oferecimento de serviços de telecomunicações.

O Comitê Gestor vai atuar no sentido de assegurar a sustentabilidade comercial e operacional da rede instaurada e deixar disponível a capacidade excedente ao setor privado, não sendo de caráter discriminatório aos usuários que possuem interesse. Assim, há pretensões de alcançar o objetivo principal do programa, que é viabilizar o oferecimento de serviços de banda larga de alta qualidade na Região Norte.

Outro ponto a se destacar é que, a normatização do Pais consegue proeminência perante a publicação do edital do 5G, que deverá levar em consideração a implantação de compromissos de abrangência, assim como obrigações de implantação. Espera-se que sejam destinados R$ 1,5 bilhão ao Programa Norte Conectado (incluindo o Pais), advindos da contrapartida das ganhadoras do leilão. Importante acrescentar, nesse sentido de expansão de acessos, que serviços de publicidade legal já estão disponíveis para serem utilizados.

Website: https://dsipublicacoes.com.br/

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Facebook vai mudar de nome?

Dani Bolina exibe barriga de quatro meses de gravidez

Dani Bolina exibiu em seu Instagram nesta quarta-feira (20) sua barriguinha de quatro meses de sua primeira gravidez. A modelo e ex-panicat, de 37...

Atlético-GO derrota Grêmio por 2 a 0 no Brasileiro

Resultado deixa o Dragão na 9ª posição da classificação   O Atlético-GO derrotou o Grêmio por 2 a 0, na noite desta segunda-feira (25) no estádio...

Proposta antecipa em cinco anos meta de reduzir 43% da emissão de gases de efeito estufa

O Projeto de Lei 1539/2021 foi aprovado no Senado e agora será analisado pela Câmara dos Deputados A meta de reduzir os gases de efeito...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: