InícioEditorFortes vendavais em municípios da Região Sul registram situação de emergência

Fortes vendavais em municípios da Região Sul registram situação de emergência

Gestores municipais podem pedir auxílio financeiro para atender a população afetada

Na Região Sul do país foram registrados fortes vendavais em Jaguapitã (PR) e chuvas de granizo na cidade de São José dos Ausentes (RS). O fenômeno natural causa grandes prejuízos à agricultura, além de destruir a infraestrutura nesses municípios.

 

Para ajudar a população dessas cidades a enfrentar a situação com melhor qualidade de vida, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência nessas duas localidades. As informações constam na publicação desta terça-feira (28), do Diário Oficial da União (DOU).

 

Por todo o Brasil, estados e municípios podem solicitar recursos do MDR, para ações de resposta a desastres naturais e de reconstrução de infraestrutura pública danificada. Com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, os gestores locais estão aptos a solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. É o que explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil.

 

“O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda”, explicou.

 

Como solicitar recursos federais

Para fazer a solicitação, os estados e municípios afetados por desastres naturais devem ter decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública. Em seguida, é preciso solicitar o reconhecimento federal ao MDR, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). O pedido deve atender aos critérios da Instrução Normativa n. 36/2020.

 

Depois da publicação do reconhecimento federal por meio de portaria no DOU, o ente federado pode solicitar repasses para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre.

Com base nas informações enviadas por meio do S2iD, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Alertas

A Defesa Civil Nacional possui um sistema de alerta de desastres naturais gratuito. Qualquer cidadão pode se cadastrar, enviando um SMS com o CEP de sua residência para: 40199. Os alertas são emitidos por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). Para saber mais, acesse este aqui.

Fonte: Brasil 61

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Policia prende homem em Bagé procurado pela justiça por feminicídio

Ele já havia sido preso há 10 anos pelo mesmo crime Na tarde desta terça-feira (19), em Bagé, a Polícia Rodoviária Federal prendeu o passageiro...

A importância das redes sociais para a sua música

Como essas ferramentas impactam diretamente no sucesso do artista Atualmente, quem decide seguir o caminho da música deve entender que as redes sociais são como...

Halloween: Aprenda a fazer maquiagem infantil de aranha

Passo a passo foi realizado pela agência de modelos Max Fama A maquiagem de Halloween é uma das mais divertidas e criativas de fazer, né? Um clássico dessa data,...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: