Connect with us

Sem categoria

Festival Cantos de Beagá estreia com o tema “O que é que BH tem?”

Publicado

em

O evento on-line, que acontece no dia 22 de setembro, às 17h, será transmitido pelo Youtube da Favo Cultural, com curiosidades sobre os atrativos turísticos da cidade, apresentações musicais de Lívia Itaborahy, Nath Rodrigues, Yan Brumas e Vagnér Santo, além de uma palestra do psicólogo Armando Siebler sobre a inclusão de pessoas LGBTQIA+; para promover a acessibilidade, toda a iniciativa contará com a com a presença de intérpretes de libras

Com o intuito de tornar mais leve este período de pandemia, vem aí a primeira edição do Festival Cantos de Beagá. Com o tema “O que é que BH tem?”, o evento vai proporcionar entretenimento seguro, com uma programação diversificada. Ao todo, serão mais de quatro horas de lazer com música, palestra e curiosidades sobre os atrativos turísticos da capital mineira. A transmissão on-line será no dia 22 de setembro, terça-feira, às 17h, por meio do canal da Favo Cultural no YouTube (https://youtu.be/SHCp2xlW0_0).

Para celebrar a chegada da primavera e o florescer de coisas boas, o Cantos de Beagá chega com uma programação comandada pela apresentadora Fernanda Izidoro que receberá no palco, entre canções, em lives intimistas, e bate-papo, as cantoras Lívia Itaborahy e Nath Rodrigues, os cantores Yan Brumas e Vagnér Santo, além do psicólogo Armando Siebler, com uma palestra sobre a inclusão de pessoas LGBTQIA+. Para promover a acessibilidade, o evento contará com intérpretes de libras, Língua Brasileira de Sinais. Durante a transmissão, será possível fazer doações por meio de um QR Code para a Ação de Solidariedade Feminista da Marcha Mundial das Mulheres.

Gastronomia e turismo

Outro destaque do festival será a exibição de vídeos turísticos que irão convidar o público a fazer uma visita virtual pelo Circuito Cultural da Praça da Liberdade, pelo universo da gastronomia, Mercado Central, bairro Bonfim, viaduto de Santa Tereza, passando pelas principais festas e festivais de Belo Horizonte, além do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha, um dos principais cartões postais da capital mineira e Patrimônio Cultural da Humanidade.

“A ideia é promover os pontos turísticos durante a pandemia, incentivando as pessoas a conhecerem locais da cidade, mesmo sem sair de casa”, diz Lúcia Rêgo, diretora da Favo Cultural, empresa realizadora do projeto.

Palestra

O combate à discriminação e a garantia da inclusão efetiva de todas as pessoas são grandes desafios atuais. Com base nisso, o psicólogo Armando Siebler, fundador da A1 Turismo e Viagens, empresa especializada em turismo receptivo e em atendimento ao público LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, queer e outros grupos de gênero e sexualidade) ministrará a palestra inclusiva “Diversar a Diversidade”.

Sustentabilidade e cidadania

Serão debatidos, ainda, temas importantes sobre as questões sociais, como, sustentabilidade e cidadania por meio das campanhas: “Diga não à violência doméstica” e “Compostagem doméstica”. Na prática, essas ações, já estão sendo difundidas no Facebook e Instagram da Favo Cultural.

Sobre os artistas

Lívia Itaborahy

Lívia Oliveira Itaborahy é cantora e compositora nascida em Volta Redonda (RJ). Mudou-se para Minas Gerais com oito anos e, desde os 16, compõe e se apresenta profissionalmente. Participou de diversos festivais com canções próprias e como intérprete. No final do ano de 2013 foi selecionada para ser uma das nove intérpretes do “Projeto Elas de Minas” com direção musical de Maurício Ribeiro e curadoria de Márcio Borges. Em 2014, ela foi escolhida como uma das vozes do programa “The Voice Brasil” com a interpretação da canção “Vieste” de Ivan Lins. Graduou-se em Licenciatura em Música com Habilitação em Violão erudito pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Nath Rodrigues

Nath Rodrigues é multi-instrumentista, cantora, compositora, investigadora das artes cênicas, educadora musical e estudante de Musicoterapia pela UFMG. É cofundadora do Coletivo Negras Autoras e faz parte do Coletivo Lugar de Mulher. Lançou em julho de 2019 seu primeiro disco solo, o Fractal, álbum composto por 11 músicas que conta com participações de Chico César (PB), Luísa Mitre (MG), Vitor Santana (MG), Sérgio Pererê (MG), entre outros. O álbum foi listado entre os 100 melhores discos da música brasileira no ano de 2019 pela página “Embrulhador”. Paralelo ao Fractal, Nath apresenta suas canções em formato solo com o projeto intitulado “Cordas Gerais”, que já circulou por diversas cidades brasileiras, além de países como Argentina, Suíça, Portugal e Itália. A artista está em processo de gravação de seu segundo disco, que conta com novas canções autorais e releituras de canções estrangeiras.

Yan Brumas

Yan Brumas é intérprete musical e ator. Formado em Arte Dramática pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. Estudou música na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte (MG). No estudo de Canto teve como professores: Babaya Morais (MG), Eudósia Acuña Quinteiro (SP), Eládio Pérez-González (RJ), Aída Couto (MG) e Viviane Donner (MG). Yan atuou em 25 espetáculos cênicos, além de ter realizado trabalhos em filmes cinematográficos, rádio e televisão. Dos seus shows musicais destacam-se: De peito aberto (2014), Tropical (2015) e Mutante (2018). Yan também foi vocalista da banda Barraus (que contemplava repertório da black music nacional), além de ter se apresentado em carnavais brasileiros, com shows em palco e trio elétrico.

Vagnér Santo

Poeta, compositor, cantor e Pós-doutor na área odontológica, Vagnér Santo nasceu na cidade de Rubim, no Vale do Jequitinhonha (MG). Mudou-se para Belo Horizonte em 1975, onde criou o grupo Seriguela e Pitanga, que interpretava músicas de raízes. Com o término da banda, em 1980, o músico iniciou carreira solo. Ganhou premiação em diversos festivais de música. Em 2006 lançou o primeiro CD “Do salgado e do doce”. Seis anos depois lançou a versão em inglês do mesmo álbum em Berkeley, na Califórnia (EUA). Em 2015 apresentou o novo trabalho, o álbum “De Palavras e Vinhos”, com direção musical assinada pelo músico americano Kai Eckhardt e gravado no Studio OTR, na Califórnia, nos Estados Unidos.

 

Serviço:

Festival Cantos de Beagá

Tema: “O que é que BH tem?”

Data: 22 de setembro, terça-feira

Horário: 17h

Evento on-line e gratuito transmitido pelo canal da Favo Cultural no YouTube: https://youtu.be/SHCp2xlW0_0

Programação: apresentações de curiosidades sobre os atrativos turísticos da cidade, lives musicais de Lívia Itaborahy, Nath Rodrigues, Yan Brumas e Vagnér Santo, além de uma palestra do psicólogo Armando Siebler sobre a inclusão de pessoas LGBTQIA+

Realização: Favo Cultural

 

Favo Cultural nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/FavoCultural/

Instagram: https://www.instagram.com/favocultural/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCuV-kpwqTfBjvQLLOjkgrrQ

 

Continue Lendo
Patrocinado
Clique para comentar

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Bolsonaro recebe alta após cirurgia para retirada de cálculo na bexiga

Publicado

em

Por

© Isac Nobrega/PR

O presidente desembarca em Brasília ainda hoje

Depois de passar por cirurgia para retirada de cálculo na bexiga, o Presidente da República Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein no início da tarde de hoje (26). Segundo boletim divulgado pelo hospital, Bolsonaro recebeu alta hospitalar às 13h30. De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, Bolsonaro desembarca em Brasília ainda neste sábado.

“O Presidente da República Jair Bolsonaro, internado desde a manhã desta sexta-feira (25), no Hospital Israelita Albert Einstein, recebeu alta hospitalar nesta tarde às 13h30”, disse o boletim assinado pelos médicos Leandro Santini Echenique, cardiologista, Leonardo Lima Borges, urologista, e Miguel Cendoroglo, Diretor-Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein.

Bolsonaro estava internado desde a manhã desta sexta-feira (25) no hospital, onde se submeteu a uma cirurgia para retirada de cálculo na bexiga. Boletim médico divulgado hoje pela manhã informou que foi retirada a sonda para que ele urine normalmente.

“O Excelentíssimo Presidente da República Jair Bolsonaro segue com ótima evolução clínica e sem complicações cirúrgicas. Não apresenta sangramentos e está afebril. Foi retirada a sonda vesical para que ele urine espontaneamente. O paciente está recebendo hidratação oral e caminhando fora do quarto”, disse o boletim.

Dia do Surdo

Logo depois da alta hospitalar, o presidente fez homenagem pelo Dia do Surdo em rede social.

Repórter da Agência Brasil – Brasília

Continue Lendo

Sem categoria

Mulheres são responsáveis por 60% das inscrições do Enem 2020

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Quase 3,5 milhões de mulheres realizarão a prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que as mulheres correspondem a 60% das inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, totalizando 3.468.808. Além disso, segundo a entidade, foram recebidas  1.661 solicitações de atendimento especializado para gestantes e 3.419 para lactantes.

Tanto as candidatas grávidas como as mães em fase de amamentação têm direito a atendimento especial.

Ao todo,  5.783.357 de pessoas se inscreveram para para a prova impressa do Enem e 96.086 para a versão digital do exame. O próximo exame está previsto para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, na versão digital.

Reportagem, Paulo Oliveira

Continue Lendo

Sem categoria

Excesso de tecnologia pode prejudicar saúde infantil na quarentena

Publicado

em

Falta de contato com ar livre e socialização se tornam principais desafios da atualidade para os pais

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Delete mostra que mais de 50% da população brasileira com internet ativa instalou novos aplicativos durante a pandemia. Enquanto isso, o levantamento aponta que 43,8% aderiu ao hábito de realizar compras online e 51,2% percebeu alguma alteração emocional com o aumento do uso dos aparelhos eletrônicos. Esses dados refletem a população adulta, mas também possuem grande consequências na rotina das crianças.

Com as escolas fechadas e a recomendação de isolamento social que impossibilita a socialização frequente com outras pessoas, principalmente crianças da mesma faixa-etária, os pequenos passam mais tempo em frente às telas de computadores, celulares e afins – seja para atividades escolares ou lazer.

De acordo com Renata Fiuza, fundadora do Hotel Infantil Sol & Lua, em Belo Horizonte, esse comportamento pode ser extremamente prejudicial às crianças. “Se para os adultos esse hábito já traz consequências, imagine para os pequenos que estão desenvolvendo seus sentidos, controle emocional, dentre outras características? Por isso, nessa fase é tão recomendado estabelecer limites, proporcionar experiências diversas, socializar e garantir uma forma saudável de desenvolvimento”, destaca.

Como driblar esse momento?

Hoje em dia, os pais possuem muitas dúvidas sobre como manter uma rotina saudável e longe da tecnologia em excesso. Para resolver esse problema, os hotéis infantis se tornaram a melhor opção. Afinal, eles fazem parte dos locais considerados essenciais e, ao seguir todas as normas de segurança contra a pandemia, podem proporcionar diversas experiências saudáveis para as crianças.

O hotel infantil Sol & Lua, por exemplo, possui entre os seus principais objetivos conectar as crianças com um ambiente saudável e lúdico para potencializar seu desenvolvimento por meio do contato com a natureza e o pé descalço. “Ter esse contato direto com o verde, com o ar livre é fundamental para elas, principalmente em um momento tão estressante como o atual. Além disso, essa é uma opção segura para relaxar, brincar e socializar sem colocar a saúde em risco. Nossa equipe foi preparada e segue rigidamente todas as normas estabelecidas para proporcionar tranquilidade aos pais e as crianças”, garante Renata.

Hotel Infantil Sol & Lua

Localizado no Bairro Ouro Preto, na região da Pampulha (BH), o Hotel Sol & Lua proporciona um excelente espaço para crianças manterem o contato com animais, árvores e muito mais, além de aproveitarem o melhor que o mundo verde tem a oferecer. Fundado pela empresária Renata Fiuza, o local é pioneiro em Minas Gerais para o atendimento 24 horas oferecendo diversas atrações para as crianças se divertirem, aprenderem de forma lúdica e segura durante todos os dias da semana. No Hotel Sol & Lua, os pais podem ficar tranquilos para deixar as crianças em segurança no período em que precisarem se ausentar por qualquer motivo.

Serviço

Para mais informações ou reservas, ligue: (31) 99113-3297

Fonte: Renata Fiuza, formada Administração com especialização em RH, empresária e fundadora do hotel infantil Sol & Lua.

Continue Lendo

Newsletters

Receba as Notícias do Site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana