Connect with us

Destaque

Estudo mostra crianças desistindo de comida mesmo estando com fome para ajudar quem precisa

Publicado

em

A maior ironia do mundo moderno é que, enquanto a fome atinge mais de 820 milhões de pessoas, cerca de 66 toneladas de alimentos são desperdiçadas por segundo no mundo.

Diante disto, hoje o maior gesto de altruísmo que podemos ter é oferecer comida a quem tem fome. No entanto, se esta é uma atitude da qual estamos acostumados a ver nos adultos, seriam as crianças capazes de desistir de sua própria comida para ajudar quem mais precisa?

Em um estudo encabeçado pelo Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington, a resposta é sim, já que o comportamento altruísta já começa na infância.

A pesquisa foi feita com quase 100 crianças de 19 meses de idade, que doaram seu próprio lanche – mesmo estando com fome a um estranho em necessidade. As descobertas não apenas mostram que os jovens se envolvem em comportamento altruísta, mas também sugerem que as primeiras experiências sociais podem moldar esse altruísmo.

Segundo Rodolfo Cortes Barragan – principal autor do estudo, o altruísmo é um dos aspectos mais interessantes que nos distingue enquanto seres humanos: “É uma parte importante do tecido moral da sociedade. Nós, adultos, ajudamos um ao outro quando vemos alguém carente e fazemos isso mesmo que haja um custo para nós. Então testamos as raízes disso em bebês.”

O desafio dos pesquisadores era compreender se os bebês humanos eram capazes de agir além do interesse próprio, diante de uma das necessidades biológicas mais fundamentais: comida. No experimento, a criança e o pesquisador adulto sentaram-se à mesa e o pesquisador mostrou à criança um pedaço de fruta. O que aconteceu a seguir foi determinado se a criança estava no grupo controle ou no grupo teste.

No grupo de controle, o pesquisador jogou gentilmente o pedaço de fruta em uma bandeja no chão além de seu alcance, mas ao alcance da criança. O pesquisador não mostrou expressão e não tentou recuperar o fruto. Já no grupo de teste, ele fingiu soltar acidentalmente a fruta na bandeja e alcançá-la sem sucesso.

Segundo o autor, apenas este gesto de se esforçar para alcançar a comida foi suficiente para desencadear uma resposta de ajuda nas crianças. Mais da metade das crianças do grupo de teste pegou a fruta e a deu ao adulto, em comparação com 4% das crianças do grupo controle.

Em um segundo experimento com outras crianças, os pais foram convidados a trazer o filho imediatamente antes do lanche ou das refeições programadas, quando era provável que ela estivesse com fome.

Os cenários do grupo de controle e teste foram repetidos, mas com crianças que agora estavam mais motivadas a colher os frutos para si. O resultado é que, enquanto 37% do grupo de teste ofereceu a fruta ao pesquisador, nenhuma das crianças no grupo de controle o fez.

Segundo os pesquisadores, experiências vividas e certas origens culturais definem se uma criança terá, ou não, gestos altruístas. Porém, crianças que crescem com irmãos também são mais propensas a ter atos de generosidade e a dividir. De acordo com Barragan, a pesquisa irá continuar: “Se pudermos descobrir como promover o altruísmo em nossos filhos, isso pode nos levar a uma sociedade mais solidária.”

// Hypeness

Continue Lendo
Patrocinado
Clique para comentar

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Empresário Serginho é o mais novo milionário do Rio de Janeiro

Publicado

em

Ele é exemplo de um jovem talentoso, bem sucedido e generoso. Estamos falando do novo milionário, o empresário Sérgio Santana Saraiva, mais conhecido como Serginho, que é agente de atletas de futebol e investidor.

Seginho, aos 34 anos, teve participação numa transação de um de seus atletas e faturou uma grande bolada, onde o jogador foi transferido para o Emirados Árabes Unidos.  O empresário se diz muito agradecido por tudo que tem acontecido na sua vida e agora com sua liberdade financeira poderá ajudar algumas instituições carentes.

“Sou muito grato à Deus por tudo que tem acontecido em minha vida. Consegui atingir a liberdade financeir,  agora quero ajudar algumas instituições carentes e colher os frutos do seu sucesso”, declarou Serginho, que recentemente esteve na Itália para comemorar o aniversário do seu amigo Rodrigo Becão, zagueiro da Udinese-ITA e posou para fotos ao lado do ex-jogador Amoroso e seu filho Matteo,  volante Wallace, zagueiro Samir e os goleiros Nico e Musso, também da Udinese.

Continue Lendo

Destaque

Coach e Analista Lene Souza revela história de superação após descobrir doença rara

Publicado

em

MARAVILHOSA! Ela é um exemplo para qualquer mulher que sofreu uma grande transformação, onde num dia ela tinha um estilo de vida ativa e no outro teve que até reaprender a andar, comer e respirar. Estamos falando da história marcante de superação da coach e analista comportamental Lene Souza, que superou uma doença rara chamada “Miastenia Gravis”, onde a pessoa resulta em fraqueza muscular e hoje ajuda as pessoas à superarem e verem o lado positivo de cada situação difícil.

Foi no ano de 2013 que sua vida sofreu uma grande transformação. De um dia para o outro, ela viu sua vida mudar, onde Lene tinha um estilo de vida saudável e sempre gostou muito de malhar e de se cuidar. Em 11 de março de 2013, q1uando estava no mercado, ela começou a se sentir mal, fraca e sem forças, caiu no chão como se estivesse desmaiada, mas não estava, pois era fraqueza generalizada, provocada por uma doença que chegou transformando totalmente a sua vida.

Levada para o hospital às pressas, onde ficou por um longo período, fazendo vários exames, ao qual só existiam suspeitas, mas não havia o diagnóstico. Lene Souza recebeu alta sem saber do que se tratava sua doença. A partir daí eram idas e vidas aos hospitais, até chegar dezembro de 2015, onde obteve finalmente o diagnóstico, que se tratava de uma doença neuromuscular autoimune chamada “Miastenia Gravis”.

A partir do diagnóstico, ela pode começar o tratamento correto, mas a doença já tinha se agravado, afetando sua respiração, onde precisou ficar entubada por 20 dias. A coach passou por vários tratamentos à base de Imunoglobulina, plasmaférese e outros. Até teve que reaprender a andar, comer e fazer fisioterapias físicas e respiratórias.

Mas num momento tão difícil, Lene Souza prometeu a si mesma e a Deus, que se saísse daquele hospital com vida, ela iria trabalhar ajudando pessoas à superarem e verem o lado positivo de cada situação difícil.

Assim ela fez se superou, e hoje mesmo sendo portadora da “Miastenia”, uma doença que tira suas forças físicas, ela se supera a cada dia usando da força interior, para enfrentar os obstáculos diários impostos pela doença, e procura levar uma vida praticamente normal.

Para acompanhar mais de perto a rotina da coach e analista comportamental Lene Souza, basta seguir ela no seu Instagram oficial @lenesouzacoach, onde possui quase 10 mil seguidores.

Continue Lendo

Destaque

Dr Sylvio Simioni é referência em Harmonização Facial e Lentes de Contato

Publicado

em

A UNIÃO PERFEITA ENTRE SAÚDE, ESTÉTICA E BEM-ESTAR

É isso que você encontra na Clínica Simioni. Somos um centro de cuidados completos para o seu sorriso, tanto para o que fica visível ao mundo quanto às camadas mais profundas, que impactam a saúde do seu corpo de forma direta.

Desde 1945 a paixão pela Odontologia iniciou na família Simioni. E para ver o avanço e evolução no mundo odontológico, basta uma passada rápida pelo feed do Instagram para perceber que existe um padrão de beleza sendo perpetuado quando o assunto é sorriso perfeito. Dentes alinhados e branquíssimos se tornaram um ponto comum entre as estrelas Brasileiras ao procurar a clínica Simioni Odontologia localizada na região central da Capital Paulista.
Para a cirurgião-dentista Dr. Sylvio Simioni que cuida do sorriso de famosos, modelos e influencers digitais. Esse “sorriso hollywoodiano” tem sido procurado cada vez mais por brasileiros e provocado o boom das lentes de contato bucal, (facetas de porcelana) recurso da vez. As estatísticas reforçam a tese.

Conheça os principais tratamentos:

Alinhadores Invisíveis
Reabilitação Oral
Lentes de Contato
Harmonização Facial
Botox
Ortodontia
Odontologia Preventiva

E muito mais!

Agende sua avaliação!

Rua Itapeva, 518 – conj. 210 Bela Vista – São Paulo

WhatsApp: 11 95977 – 0900

Acompanhe o Dr Sylvio Simioni nas redes sociais.

Instagram: @sylviosimioni
Clínica Simioni: @simioniodontologia

Confira abaixo alguns resultados:

Continue Lendo

Newsletters

Receba as Notícias do Site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana