Ligue-se a nós

Bem-Estar

Especialista explica as reações das crianças de cada temperamento

Publicado

no

Fernanda Boaventura ensina como lidar com temperamentos

No mundo da neurociência e da educação, compreender o temperamento das crianças desempenha um papel fundamental para estabelecer uma relação saudável e produtiva com elas. A especialista Fernanda Boaventura, explica que a teoria dos 4 temperamentos humanos, baseada nas observações de Hipócrates, o pai da Medicina, e do filósofo Galeno, nos ajuda a entender melhor como cada criança reage ao ambiente e às situações ao seu redor.

Os temperamentos humanos são comparados a elementos da natureza: ar (sanguíneo), água (fleumático), terra (melancólico) e fogo (colérico). É importante destacar que nascemos com nossas inclinações temperamentais, e apenas a partir dos 6 anos de idade podemos confirmar com mais segurança qual temperamento predomina em uma criança“, revela a neurocientista.

A identificação dos temperamentos nas crianças pode ser usada como estratégia na educação, auxiliando os pais e responsáveis a melhorarem sua relação com os filhos, além de trabalhar atitudes e comportamentos eficientes no dia a dia. Também é possível identificar possíveis relações entre pais e filhos e desenvolver atividades maternais mais eficazes.

Por exemplo, um pai fleumático, caracterizado pela tranquilidade e paciência, pode enfrentar desafios na criação de um filho colérico, que é impulsivo e impaciente. As diferenças de comportamento podem gerar atritos, mas conhecendo os temperamentos envolvidos, é possível buscar estratégias de comunicação e compreensão mútua.

Temperamento sanguíneo (ar): Crianças com esse temperamento são extrovertidas, sociáveis e cheias de energia. Elas têm facilidade para se adaptar a novas situações e costumam ser otimistas. Podem ser mais propensas a agir impulsivamente e demonstrar entusiasmo em excesso.

Temperamento fleumático (água): As crianças fleumáticas são tranquilas, pacíficas e equilibradas. Elas tendem a ser observadoras, pacientes e amigáveis. Podem ser mais lentas em suas ações e demonstrar menos expressões emocionais.
Temperamento melancólico (terra): Crianças melancólicas são sensíveis, introvertidas e detalhistas. Elas são observadoras e reflexivas, gostam de seguir regras e são meticulosas. Podem ser mais propensas a preocupações e ter dificuldade em lidar com mudanças.
Temperamento colérico (fogo): As crianças coléricas são independentes, confiantes e questionadoras. Elas têm uma energia notável e são altamente motivadas para atingir seus objetivos. Essas crianças são impulsivas e podem reagir rapidamente a estímulos, muitas vezes demonstrando uma natureza enérgica e até mesmo agressiva em suas ações.
Diferente da personalidade, que é moldada ao longo da vida, o temperamento permanece constante desde a infância até a vida adulta. Isso significa que nossas inclinações temperamentais são as mesmas, mas desenvolvemos características adicionais e conquistamos novas habilidades à medida que amadurecemos. Portanto, o temperamento define nossa natureza, e cada um de nós parte desse ponto de partida único.

Sobre Fernanda Boaventura:
Autora do livro “Os 4 Temperamentos e a espiritualidade”.
Neurocientista, teóloga, graduada em Ciências Biológicas e Gestão Pública, mas entregou-se por completo ao seu chamado de desenvolver pessoas. Fernanda Boaventura tem ensinado de forma autêntica sobre autoconhecimento, maturidade e espiritualidade. É conhecida por confrontar todos a saírem da vitimização e amadurecerem.

Criadora do curso “A Jornada dos Temperamentos”, com mais de 4 mil alunos em três continentes. É professora, consultora, mentora, palestrante e influencer com mais de 1 milhão de contas alcançadas por mês em seu Instagram com 216 mil seguidores.


Todos podem utilizar nossos conteúdos. Basta citar a fonte e linkar apontando nosso site. pois o Portal G10News é de interesse público.

Siga @g10newsportal no Instagram e no Facebook Notícias no seu WhatsApp aqui! 

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Assine nossa newsletter

Inscreva-se para Receber notícias no seu e-mail

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Anúncio

+ lidas da semana