InícioLifestyleBem-EstarEntenda como a prática da corrida se relaciona com o envelhecimento

Entenda como a prática da corrida se relaciona com o envelhecimento

Diferenças na prática da corrida entre jovens e idosos indicam que o esporte ajuda na manutenção da saúde a longo prazo

O crescimento da população idosa vem chamando a atenção em vários países, inclusive no Brasil, e nesta edição da coluna Ciência e Esporte o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre a relação entre esporte e o envelhecimento. Como é sabido que atividade física é benéfica para o envelhecimento saudável, a pergunta aqui é: a corrida, por exemplo, é diferente entre jovens e idosos?

 

Para a resposta, Santiago usa os resultados de uma pesquisa publicada pela Medicine & Science in Sports & Exercise de 2015. Pesquisadores norte-americanos testaram e compararam “a mecânica da corrida e a coordenação dos membros inferiores” em dois grupos de corredores saudáveis de jovens (18-35 anos) e mais velhos (45-65 anos).

Segundo a conclusão do estudo e a análise do professor Santiago, não houve alteração na variabilidade do movimento entre os grupos. Foi encontrada apenas “diferença pequena na questão cinemática, mostrando os benefícios desse esporte para a saúde dos idosos”.

 

Santiago conta que os pesquisadores observaram maior amplitude no ângulo do quadril e no torque (força) produzido na flexão plantar do tornozelo e na rotação do quadril dos jovens. Esse resultado, avalia o professor, mostra “a manutenção da saúde nos corredores mais velhos em função da prática da corrida”.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.

Fonte: Paulo Roberto Pereira Santiago / Jornal USP

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Sheila Mello provoca fãs em foto só de toalha

Sheila Mello ex-dançarina do É o Tchan, de 43 anos de idade, acordou inspirada nesta quarta-feira (13). Aproveitou o pós-feriado para compartilhar um clique super...

Mulher é detida por suspeita de enforcar cachorro com fio em São Leopoldo, diz Guarda Municipal

Suspeita foi encaminhada, nesta quarta (13), à Polícia Civil, que analisa caso. Secretaria de Proteção Animal recebeu vídeo com suposta agressão. Tutora disse que...

Pedido de devolução de taxas do DetranRS pode ser feito pelo site

Uma transferência que não se concretizou, uma segunda via de CNH que não é mais necessária, um pagamento em duplicidade. A devolução de taxas...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: