InícioRio Grande do SulEldorado do Sul aprova doação de absorventes nas escolas a meninas carentes

Eldorado do Sul aprova doação de absorventes nas escolas a meninas carentes

O município de Eldorado do Sul vai doar absorventes nas escolas da cidade para meninas carentes. A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Ernani Gonçalves.

 

Nossa iniciativa proporcionará acesso ao absorvente, item básico de higiene”, comemorou o vereador Fabiano Pires, autor da lei, nas redes sociais.

O vereador, que é sargento do Exército e trabalhou como voluntário na ONU, lembrou que o absorvente é um tem de necessidade básica da mulher.

“A pobreza menstrual é uma questão de saúde pública e absorvente uma necessidade básica […] infelizmente 1 em cada 4 jovens não tem acesso”, lembrou Fabiano.

Com a distribuição, o município, que fica no Rio Grande do Sul, pretende combater a “pobreza menstrual”.

O vereador lembrou da “falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina, como absorvente entre outros”.

“Juntos estaremos mudando uma triste realidade”, afirmou.

 

Pobreza Menstrual

A “pobreza menstrual” foi assunto da semana em todo o Brasil após o presidente Jair Bolsonaro vetar o projeto de leia aprovado em setembro no Senado, que prevê a distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema.

Na decisão, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (7), o governo alega que o veto é porque o projeto não estabeleceu uma fonte para custear os absorventes.

Fonte: O Sul

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Operação Vetus 2 investiga crimes contra idosos

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça   Policiais civis de todo o país deflagraram hoje (15) a Operação Vetus 2, com o objetivo de...

Campanha Doar É Viver recebe doadores da região de Porto Alegre nesta semana

Na quarta-feira (20), a campanha Doar é Viver seguirá recebendo doadores de sangue no  Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, localizado em Porto Alegre. ...

Indivíduo que mantinha companheira refém em Farroupilha/RS morre em confronto

Na madrugada desta segunda-feira (18/10), o Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOPE) foi acionado para atendimento de ocorrência envolvendo cárcere privado, na...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: