InícioRio Grande do SulDefesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em quatro cidades da Região...

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em quatro cidades da Região Sul

Estiagem, inundações e fortes vendavais foram registrados nos municípios

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em quatro cidades da Região Sul atingidas por desastres naturais. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6).

 

As cidades de Alvorada no Sul, no Paraná, e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, foram atingidas por um período sem chuvas, conhecido como estiagem.  Na direção oposta, o município de Estrela registrou inundações e São Pedro do Sul passou por fortes vendavais. As duas cidades estão localizadas no Rio Grande do Sul.

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os gestores municipais podem pedir auxílio financeiro ao MDR, para atender a população afetada. É o que explica o coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.

 

“O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda.”

 

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

 

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Fonte: Brasil 61

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Mito Ou Verdade: A Duração Do Botox Diminui Com Atividade Física?

Especialistas explicam como a toxina funciona no organismo e como o corpo reage a movimentos intensos   Grande parte das mulheres que faz o procedimento se...

Carnaval só será seguro com 80% da população completamente vacinada, aponta relatório

No RJ, Eduardo Paes disse que cidade poderá ter festa em 2022, mas imunização total ainda não atingiu os 60%   Um relatório elaborado por pesquisadores...

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 10,5 milhões

Próximo sorteio será no sábado   Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.418 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa quarta-feira (13) no...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: