InícioEconomiaDecreto regulamenta reconhecimento de dívidas da União junto à Caixa

Decreto regulamenta reconhecimento de dívidas da União junto à Caixa

As dívidas são referentes aos bônus do Banco Nacional de Habitação

 

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que regulamenta os procedimentos de reconhecimento, negociação e liquidação de dívidas de responsabilidade da União junto à Caixa Econômica Federal. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a medida não cria qualquer nova despesa, apenas prevê novo rito destinado à regularização de potenciais obrigações.

 

decreto foi publicado hoje (20) no Diário Oficial da União.

As dívidas são referente aos bônus do Banco Nacional de Habitação (BNH) concedidos aos adquirentes de moradia própria por intermédio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Em 1986, o BNH foi extinto e incorporado à Caixa.

O decreto também trata das obrigações assumidas pela União no âmbito do Programa de Apoio à Reestruturação e ao Ajuste Fiscal dos Estados (PAF) e das dívidas decorrentes da equalização da diferença entre o valor recebido pelo Banco do Estado de Alagoas (Produban) e o valor exigido pelo Banco Central (BC), em razão de contrato de abertura de crédito firmado em 1998 entre União, estado de Alagoas, Caixa e BC.

 

A Caixa deverá encaminhar ao Ministério da Economia os documentos necessários ao reconhecimento da obrigação por parte da União. Já a Secretaria-Executiva da pasta instituirá, em 60 dias, uma comissão para emitir parecer conclusivo sobre a certeza, a liquidez e a exigibilidade dessas obrigações. O prazo para o parecer é de 180 dias, prorrogável por igual período.

A Secretaria do Tesouro Nacional adotará as providências orçamentárias para cumprir as obrigações e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional promoverá os contratos de regularização entre União e Caixa.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Frio em outubro? Tempestade de neve atinge Sul da Argentina e massa de ar frio predomina no Sul do Brasil

No Rio Grande do Sul, combinação de frio e umidade provoca chuvas, neste final de semana Em plena primavera no Hemisfério Sul, a tempestade de...

Morre o cientista paquistanês que defendia a proliferação de armas nucleares

Abdul Qadeer Khan criou a primeira bomba nuclear do Paquistão e chegou a compartilhar seus segredos com Irã, Líbia e Coreia do Norte No último...

Modelo do Sul do país ganha o mundo com OnlyFans

Dona de um corpão cada vez mais turbinado, a modelo Indianara Jung, além de ser referência para mulheres que buscam, com treino, atingir o...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: