InícioRio Grande do SulCom Rede Bem Cuidar, Santa Rosa, Santo Ângelo e Entre-Ijuís ampliam atendimento...

Com Rede Bem Cuidar, Santa Rosa, Santo Ângelo e Entre-Ijuís ampliam atendimento e serviços

Nesta segunda-feira (4), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Júlio de Oliveira, em Santa Rosa, noroeste do Estado, passa a oferecer um terceiro turno de atendimento à população. A ampliação do horário, antiga demanda da comunidade, foi possível com a adesão do município à Rede Bem Cuidar, estratégia que busca qualificar e ampliar o atendimento das equipes de Saúde da Família (eSF) no Rio Grande do Sul.

 

Cinco noites por semana, de segunda à sexta feira, das 17h30 às 21h30, serão oferecidas aos 4 mil moradores da região consultas médicas, solicitação de exames, acompanhamento de gestantes (pré-natal), de pacientes crônicos e vacinação. Gradativamente, será a vez de práticas integrativas e complementares (PICs), como grupos de fortalecimento muscular, quiropraxia, yoga e reiki.

Santa Rosa placa
No posto em Santa Rosa, uma placa marca adesão à Rede Bem Cuidar – Foto: Divulgação/ SES

“Colocamos nesta unidade também a residência multidisciplinar”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), Délcio Stefan. “O foco da noite segue sendo esses grupos, mas com atenção aos trabalhadores, que muitas vezes, têm dificuldades de se deslocar do seus trabalhos (para obter atendimento)”.

Para Stefan, o aporte financeiro da Rede Bem Cuidar vai ajudar a reorganizar a atenção básica no município. “Nosso objetivo é colocar a saúde da população no centro das demandas e da tomada de decisão”, disse. “A Rede Bem Cuidar dá voz aos cidadãos, já que são executadas demandas trazidas pela própria comunidade”.

Em Santo Ângelo, apoio nutricional e psicológico

Em Santo Ângelo, a unidade escolhida para fazer parte da Rede Bem Cuidar RS foi a eSF Haller, onde já atua uma equipe multidisciplinar para o atendimento aos idosos, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas e agentes de saúde.

IMG 9781[1]
A eSF do bairro Heller: apoio à saúde dos idosos – Foto: Divulgação/ SES

“Com o Bem Cuidar, a esse grupo vai se juntar o apoio nutricional e apoio psicológico, voltado principalmente para a saúde dos idosos. Vamos trabalhar também com auriculoterapia e estamos planejando ter educação física”, explicou o secretário de Saúde de Santo Ângelo, Flávio Christensen.

“É muito importante a aproximação maior da eSF com a comunidade para trazer as pessoas mais para junto do posto e melhorar a qualidade de vida”.

Em Entre-Ijuís, melhorias na estrutura e identificação visual

Atualmente com serviços de fisioterapia, nutricionista, pediatra e farmacêutica, além de consultório odontológico, a unidade eSF 2, que passou a fazer parte da Rede Bem Cuidar, atende a parte da população da área rural e parte da área urbana de Entre-Ijuís.

Com os recursos, passará a ter uma estrutura ainda mais qualificada, segundo a secretária municipal de Saúde, Walquiria Kessler Moscon.

IMG 9835[1]
Em Entre-Ijuís, haverá melhorias no espaço, como na sala de fisioterapia – Foto: Divulgação/ SES

“Primeiro, iremos adequar visualmente a unidade e também os profissionais com a identificação do RBC. Também haverá melhorias no espaço físico, incrementando a sala de fisioterapia”.

Para a secretária, a Rede Bem Cuidar tem muito a contribuir com o atendimento à população no município. “A pandemia deixou muitas marcas e precisamos trabalhar para oferecer melhorias das práticas em saúde, cuidando de estabelecer vínculos entre os usuários, trabalhadores e gestores”.

Rede Bem Cuidar busca qualificar saúde básica

Lançada em agosto deste ano pelo governo do Estado, a RBC RS veio para qualificar o atendimento na rede básica. Apresenta uma abordagem nova, buscando contemplar de forma mais efetiva as demandas da comunidade e fazer com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local. O projeto, inicialmente, está focado na população idosa, priorizando a atenção em saúde para o envelhecimento saudável, inclusive com certificação dos serviços de saúde como Unidades Amigas do Idoso.

Para a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, a ideia é construir soluções com e para a comunidade. “É para eles que existem os serviços”, explicou. “E, por isso, queremos trazê-los para mais perto das decisões, focando na promoção à saúde e na prevenção. É difícil dizer quando uma vida foi salva por uma medida de prevenção, mas com certeza, os postos de saúde são autênticos protetores das vidas das pessoas”.

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Aguirre analisa segundo empate consecutivo: “Uma sequência tão longa de jogos prejudica a intensidade do time”

Por Julia Pompeo * Somando mais um empate dentro de casa, o Internacional recebeu o Corinthians na tarde do último domingo (24), no Beira-Rio, pela 28ª...

TikTok do TSE é vencedor do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Corte Eleitoral também concorreu em outras três categorias. TREs da Bahia, Tocantins e Rondônia também foram premiados O perfil do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no TikTok foi...

Barretos Motorcycles tem data confirmada para 2022

A organização do Barretos Motorcycles, um dos maiores encontros de motociclistas do País, anunciou a 18ª edição do evento para o período de 29...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: