Estrutura vai ligar as cidades de Campinas do Sul e Ronda Alta e tem potencial de beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas
Brasília (DF), 29/11/2022 — O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai investir cerca de R$ 22,7 milhões na construção da ponte sobre o lago da barragem do Rio Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. As obras começaram no fim da última semana e têm previsão de conclusão em 2024.
A ponte vai ligar os municípios de Campinas do Sul e Ronda Alta e tem potencial de beneficiar direta e indiretamente cerca de 130 cidades, com uma população estimada em 1,5 milhão de habitantes.
A ponte entre os municípios de Campinas do Sul e Ronda Alta é esperada há 50 anos pela população. A estrutura que existia anteriormente ficou submersa com a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo, inaugurada em 1973. O lago existente no local separou duas regiões, deixando-as dependente de uma balsa ou aumentando o tempo do trajeto por via terrestre.
“Esta obra é exemplo de uma iniciativa de desenvolvimento regional. Porque une duas regiões, diminui o custo e o tempo de deslocamento das pessoas para ir a consultas médicas ou para estudar em outras cidades, por exemplo”, apontou o secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Fernando Diniz, que representou o Governo Federal no evento de início das obras. “Além disso, reduz o custo das empresas que produzem alimentos na região e cria um novo corredor no norte do estado, encurtando distâncias”, ressaltou.