InícioInternacionaisBloomberg: mundo pode enfrentar crise global nos próximos meses devido a aumento...

Bloomberg: mundo pode enfrentar crise global nos próximos meses devido a aumento do custo de energia

Encarecimento dos recursos energéticos e problemas com suprimentos de muitos produtos estão ameaçando todo o mundo com uma crise neste inverno no Hemisfério Norte, escreve o jornalista da Bloomberg Michael Winfrey.

 

O autor notou que a pandemia do coronavírus virou uma grande crise para toda a humanidade. Isso se reflete em dificuldades de suprimentos da maioria dos itens, desde grãos até chips para computadores.

No entanto, neste ano alguns países enfrentaram novos problemas. Assim, no Reino Unido se observa um grave déficit de combustível, enquanto as prateleiras dos supermercados estão vazias por causa da falta de caminhoneiros, parcialmente na sequência do Brexit.

“Mas os desafios estão ameaçando o resto do planeta também”, ressaltou o analista.

Neste inverno no Hemisfério Norte, o regime térmico vai afetar diversos mercados: se as previsões mais pessimistas dos meteorologistas se tornarem realidade, o déficit de recursos energéticos vai levar a uma crise de grande escala, detalha o autor do artigo.

Ele também aponta ao início da “briga” por recursos: a China ordenou na semana passada às suas empresas estatais que se assegurem das entregues de carvão a todo o custo, o que, por sua vez, levou a um crescimento recorde dos preços do gás e eletricidade na Europa.

 

Nos Países Baixos isso provocou o fechamento da maior rede de estufas, ameaçando o suprimento de alimentos. Na França as autoridades disseram que vão bloquear novos aumentos nas tarifas de gás reguladas e cortar nos impostos sobre a energia. Além disso, em todo o mundo os estoques de trigo estão se reduzindo, da América do Norte à Rússia, enquanto as previsões sobre a produção de grãos também estão piorando.

Em conclusão, Winfrey notou que o último inverno foi grave por causa da pandemia, mas “o que está por vir pode proporcionar pouco descanso para os governos, que já se esforçam sob a pressão dos custos econômicos para combater a pandemia”.

//Sputniknews

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Incêndio em prédio mata mais de 45 e deixa dezenas de feridos em Taiwan

Um incêndio em um prédio na cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan, deixou mais de 80 mortos e feridos, informaram autoridades locais nesta...

Chloé Calmon fica em terceiro no Circuito Mundial de Longboard

Havaiana Honolua Blomfield é tricampeã mundial   Não foi desta vez que a surfista carioca Chloé Calmon conquistou o tão desejado título do Circuito Mundial de...

Estado já vacinou contra a covid-19 mais da metade da população de adolescentes

A vacinação contra a covid-19 supera, nesta quarta-feira (13), mais da metade dos 862 mil adolescentes do Rio Grande do Sul. Já são 50,9%...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: