Análise à urina poderá prevenir o cancro do colo do útero

0
53

Estudo publicado na revista “BMJ Open”

Um novo estudo demonstrou que uma análise à urina poderá ser tão eficaz como o teste de Papanicolau no rastreio do vírus do papiloma humano (ou HPV), precursor do cancro do colo do útero.
O cancro do colo do útero é mais prevalente em mulheres com 30 a 35 anos de idades. As estirpes responsáveis pela maioria deste tipo de cancro são a HPV-16 e HPV-18.
Contudo, o estádio pré-cancerígeno é detetável entre cinco a 10 anos de antecedência. Acontece que muitas mulheres não fazem o rastreio do HPV por acharem o teste embaraçoso ou desconfortável.
Conduzido por uma equipa de investigadores liderada por Emma Crosbie, da Universidade de Manchester, Reino Unido, o estudo sugere que as amostras para teste de Papanicolau, as auto-amostras vaginais, ou as amostras de urina conseguem ser eficazes na deteção de infeção de alto risco por HPV.
Para a sua investigação, a equipa contou com a participação de 104 mulheres que foram examinadas através de dois tipos de kit de rastreio do HPV.
Cerca de dois terços das mulheres tiveram um resultado positivo para qualquer tipo de HPV de alto risco e um terço testou positivo para as estirpes HPV-16 e HPV-18.
Do total, 18 mulheres apresentavam alterações pré-cancerígenas no colo do útero que requeriam tratamento. Com um dos kits de rastreio do HPV, as auto-amostras, as de teste de Papanicolau e as de urina detetaram 15 dos casos. Com o outro kit de rastreio de HPV foram detetados 16 dos casos.
“Estes resultados proporcionam uma impressionante prova de princípio de como o teste do HPV à urina pode detetar células pré-cancerígenas, mas precisamos de ensaiá-lo num maior número de mulheres (…)”, comentou Emma Crosbie.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Mais Notícias

Médica é afastada no primeiro dia de trabalho, apó... Uma médica foi afastada das funções que exerce em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso, a 420 km de Cuiabá (MT), após atender um jovem...
De biquíni, Dani Sperle exibe as curvas em sessão ... A musa do menor tapa-sexo aderiu a um novo método de drenagem linfática com resultado na primeira sessão De biquíni, Dani Sperle mostrou o bumbum dur...
Modelo Ana Paula Segetto recomenda alongamento ant... Especialistas explicam que os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras mus...
Jovens mulheres lideram negócios globais: Dra.Jack... Cientista cria linha de produtos capilares revolucionários e se destaca no comando de empresa especializada em cosmética avançada, a marca se destaca ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui