Bella Falconi revela os benefícios do gengibre para a saúde

0
163
Fotos de: Reprodução / iStock / Pixabay

A influencer e nutricionista Bella Falconi usou o seu blog no UOL para chamar a atenção para um alimento que, segundo ela, tem sido subestimado pelos brasileiros: o gengibre. 

Bella aponta que consumimos gengibre no Brasil muito menos que nos Estados Unidos e na Europa: “por isso poucos tem desfrutado do seu potencial no país, assim como seus benefícios e sabor. 

O gengibre (Zingiber officinale), é considerado por muitos nutricionistas como um super alimento, e não é por acaso. Por regra geral, a parte mais utilizada desta planta, tanto na culinária como na tradicional medicina oriental, é o seu caule subterrâneo ou raiz, sendo encontrado sob várias formas e apresentações: fresco, em pó, cristalizado, em conserva, óleo essencial, extrato ou até mesmo em cápsulas.

Bella Falconi também aponta porque deveríamos consumir mais gengibre no Brasil: “Em termos nutricionais trata-se de um alimento com baixo valor calórico, rico em minerais, como magnésio e potássio, e vitaminas, como folato e vitamina B6. O gengibre apresenta uma substância ativa, o gingerol, que é responsável pelo seu sabor e também por grande parte das suas ações benéficas. Além disso, como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Ele tem ação bactericida e desintoxicante”.

Segundo a nutricionista, o gengibre traz vários benefícios e combate diversas doenças. Bella listou alguns dos principais em seu blog:

Problemas gastrointestinais

Atua no controle de náuseas, vómitos e enjoos, sendo muitas vezes utilizado no primeiro trimestre da gravidez para aliviar este tipo de queixas. Ainda a nível digestivo, é considerado um excelente facilitador da digestão, para quem se sente enfartado após uma refeição rica em gordura, típica dos excessos alimentares.

Anti-inflamatório

O gengibre é ainda usado para aliviar dores decorrentes de artrites, dores musculares, infeções do trato respiratório, tosse e bronquite. A planta integra a formulação de variados xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.

Menos sal e toxinas no organismo

O gengibre estimula o olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, muitas vezes recomendado, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

Culinária

o gengibre pode ser utilizado como tempero para realçar o sabor e o aroma dos alimentos (pães, bolos, biscoitos, carnes, sopas, entre outros), e também sob forma de líquidos, como chás, sucos e demais bebidas.

Fotos de: Reprodução / iStock / Pixabay
Bella Falconi
Bella Falconi

Deixe seu Comentário! Comentários de leitores ou artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião do G10News