Home » Audiência de custódia deve ser realizada em todos tipos de prisões

Audiência de custódia deve ser realizada em todos tipos de prisões

Por Redação

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (3), maioria de votos para confirmar que audiências de custódia devem ser realizadas em todas as modalidades de prisão. O julgamento é realizado no plenário virtual da Corte.

 

Com a decisão, o Supremo definiu que, além de prisões em flagrante, as audiências também devem ser realizadas nos casos de prisões preventivas, temporárias, preventivas para extradição, por violações de medidas cautelares e definitivas para cumprimento de pena.

 

O mecanismo da audiência de custódia determina que o preso deve ser apresentado em 24 horas ao juiz competente para reavaliação da medida. Durante a audiência, o juiz decide pela manutenção da prisão, liberdade provisória ou aplicação de medidas alternativas ao cárcere, como o uso de tornozeleiras eletrônicas.

 

O entendimento do Supremo foi estabelecido ao referendar uma decisão individual do ministro Edson Fachin, que estendeu, em 2020, a realização das audiências para todos os tipos de prisão. Fachin atendeu ao pedido de liminar da Defensoria Pública da União (DPU).

Fonte: Agencia Brasil

Siga @g10newsportal no Instagram e no Facebook Receba notícias no WhatsApp clicando aqui! 

Você pode gostar

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

O Portal G10News é um canal de comunicação com base em notas oficiais e releases de imprensa e agências. Notícias de entretenimento, Politica, Esportes e variedades.

Edtior

Últimas

Copyright © 2023 – G10News -Todos os direitos reservados.

 

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Aceitar Leia Mais