InícioSaúdeCoronavirusApós ministro citar “excesso de vacinas”, intervalo de 12 semanas para a...

Após ministro citar “excesso de vacinas”, intervalo de 12 semanas para a AstraZeneca é mantido

O Ministério da Saúde anunciou na noite desta quarta-feira (15) que vai manter a recomendação de intervalo de 12 semanas para aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca.

Mais cedo, em evento em São Paulo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que há “excesso de vacinas” no País. Na segunda, Queiroga defendeu que a campanha de vacinação no Brasil é um “sucesso” e que a reclamação por falta de doses é “narrativa”. Ao menos seis Estados estão com falta de imunizante para segunda dose.

Previsão não confirmada

Em 25 de agosto, o governo federal anunciou que o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca será reduzido a partir de setembro: passaria de 12 semanas para 8 semanas. À época, o ministério não detalhou como seria feita essa antecipação e disse que uma nova orientação sobre as recomendações seria enviada aos gestores.

Na mesma ocasião, a pasta indicou que a dose de reforço começaria a ser aplicada em setembro para idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos.

Desabastecimento da AstraZeneca

Desde o começo de setembro, Estados relatam desabastecimento do imunizante da AstraZeneca, preparada no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O motivo da falta de doses disponíveis está associado ao atraso na entrega do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), componente utilizado para produzir a vacina. O composto é importado da China.

Devido a esse atraso, a fundação anunciou em 3 de setembro que ficaria duas semanas sem entregar novas remessas ao Ministério da Saúde.

Fonte: O Sul

 

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Setor De Eventos E Turismo Prevê Forte Retomada Para 2022

Para quem atua nos ramos, o último ano foi de adaptabilidade e crise econômica, mas a previsão é animadora   “Há uma grata melhora nos setores...

Tempo nublado e chuva; confira a previsão para esta terça-feira

Há previsão de chuva para estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil; sol apenas em algumas áreas   Sul Áreas de instabilidade provocam chuva...

Tubarões “invadem” praia de Balneário Camboriú após alargamento da faixa de areia

Uma quantidade maior de tubarões passou a frequentar, nos últimos meses, as praias do Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do verão brasileiro,...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: