Pelo oitavo mês consecutivo, desde abril de 2022 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifaria verde.
No mês de novembro segundo a (Aneel) não vai haver cobrança extra na conta de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), “devido às boas condições de geração de energia no País”, disse Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência. “Temos aprimorado esse mecanismo para que os consumidores tenham cada vez mais conhecimento sobre a operação do nosso sistema e possam, assim, ter melhor gestão sobre seu consumo”, adicionou.
Segundo informação da Agência Nacional de Energia Elétrica que a chegada do período chuvoso melhorou a geração das usinas hidrelétricas com o aumento do nível de água nos reservatórios.
Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica as usinas hidrelétricas geram menos gastos em comparação as usinas termelétricas, com isso fica mais barato para a empresa e trazendo benefícios para os consumidores.
Bandeiras tarifárias
Este sistema de bandeira tarifaria que foi lançado pela ANEEL em 2015, é de muita importância para os consumidores, desde que desta forma tem como se programar e evitar uma conta de luz fora do seu orçamento, já que o sistema de bandeiras tem a função de sinalizar o custo real da energia elétrica com antecedência.
Antes deste sistema de bandeiras tarifarias, segundo a (ANEEL), o valor era atualizado apenas de uma única vez ao ano e os consumidores só tinham conhecimento do custo depois, nas revisões anuais das tarifas de cada distribuidora.
Quais são os consumidores conectados ao Sistema (SIN)
Quase todo o Brasil é conectado ao “Sistema Interligado Nacional (SIN)” exceto todo o estado de Roraima e também algumas partes de estados do norte e Mato Grosso, nesses locais fora do sistema SIN o consumo de energia elétrica é bem baixo. Nessas regiões do país a energia principal é por usinas térmicas na base de derivados como o óleo combustível, o óleo diesel.