InícioSaúdeANAD alerta para redução do controle do diabetes durante a pandemia

ANAD alerta para redução do controle do diabetes durante a pandemia

Mudança na rotina dos pacientes, com redução da atividade física e menor frequência na dosagem dos níveis de açúcar no sangue podem ter reduzido o controle da doença no país durante pandemia

O isolamento social e a dificuldade de acesso aos serviços básicos de saúde em mais de um ano e meio de pandemia da COVID-19 afetaram os pacientes com doenças crônicas, que não puderam manter o nível ideal dos tratamentos. Um exemplo são as pessoas com diabetes, doença que afeta cerca de 17 milhões de brasileiros. O Brasil é hoje o quinto país em incidência de diabetes no mundo.

Tanto para a diabetes tipo 1 como para a diabetes tipo 2, é fundamental que o paciente siga uma rotina de cuidados em relação à alimentação, ao uso de medicamentos e controle de glicemia, que não podem parar em tempos de Covid-19. No entanto, de acordo com o médico endocrinologista Fadlo Fraige Filho, presidente da ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes), essa rotina foi muito prejudicada durante a pandemia. “Notamos uma redução da atividade física e a piora no controle dos níveis de açúcar no sangue dos pacientes, dois fatores importantes para o acompanhamento do quadro clínico e para evitar complicações e internações hospitalares”, destaca.

Segundo ele, o diabetes pode trazer múltiplas complicações quando não é tratado adequadamente e controlado. Entre elas a hipertensão, a insuficiência renal, a arteriosclerose e o aumento da gordura no sangue, que pode levar ao infarte ou ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros. Ele recomenda que os pacientes procurem seu médico a cada três meses para que possam refazer os exames clínicos de controle da doença. “Só por meio desse acompanhamento médico é possível detectar se há alguma complicação e qual o tratamento mais adequado para o diagnóstico”, afirma.

Comunicação é aliada do tratamento

O endocrinologista ressalta ainda que o diabetes é conhecido como doença silenciosa e que a prevenção é uma ferramenta poderosa contra a enfermidade. “Conscientizar, orientar e esclarecer é uma arma importante nesta luta para salvar vidas e evitar as graves complicações”.

Esse é um dos motivos pelos quais a ANAD se uniu à farmacêutica Genomma Lab para criar a campanha de conscientização “Dialogue a Diabetes”, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre o diabetes e sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

A iniciativa, lançada em junho deste ano, conta atualmente com filmes na TV Aberta. São 10 vídeos educativos com diferentes abordagens sobre o diabetes, que contam com a participação do Dr. Fadlo Fraige Filho e o jornalista Tom Bueno, diagnosticado com diabetes tipo 1 há 15 anos. Os vídeos podem ser acompanhados na grade de programação da TV Record, parceira na divulgação da Campanha e no canal do Youtube da ANAD. Para assistir o primeiro vídeo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=6clsK6p-p3E.

Movimento dedicado aos colaboradores

Para engajar seus colaboradores com a campanha, a Genomma Lab está promovendo ações de endomarketing com foco na prevenção da doença por meio da busca por uma vida mais saudável. Para isso, a empresa lançou uma campanha estimulando desafios de condicionamento físico e alimentação. Neste mês, por exemplo, foi criado o calendário “Desafio Vida Saudável” para que os funcionários possam incluir diariamente as suas atividades físicas e o tempo dedicado a elas. É um estímulo para lembrá-los sobre a importância da prática de esportes para a saúde.

Sobre a Genomma Lab

A Genomma Lab Internacional é uma multinacional de capital aberto, com operação na bolsa de valores do México e que está presente em 18 países com o propósito de empoderar as pessoas a terem excelente saúde e bem-estar. No Brasil há mais de 10 anos, a companhia detém 16 marcas nos segmentos de Personal Care (cuidados pessoais) com as marcas: Cicatricure, Asepxia, Tio Nacho e Teatrical e OTC (medicamentos isentos de prescrição) com as marcas: Proctan, Lakesia, Lomecan e Liris.
Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Homem mata várias pessoas na Noruega em ataque com arco e flecha

Um ataque com arco e flecha deixou mortos e feridos na cidade de Kongsberg, a 67 km de Oslo, capital da Noruega, nesta quarta-feira...

Fruki Guaraná comemora 50 anos

Refrigerante da Bebidas Fruki lança nova embalagem e campanha O Sabor de Estar Junto Fruki Guaraná, refrigerante da Bebidas Fruki, de Lajeado (RS), completa 50...

Chuvas isoladas pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira (14)

A temperatura na região pode variar entre 12 e 27 graus Nesta quinta-feira (14) as pancadas de chuva são isoladas no Sul do Brasil, mas...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: