InícioSaúde1º de Outubro – Dia do Idoso Os desafios de encarar...

1º de Outubro – Dia do Idoso Os desafios de encarar a perda auditiva na terceira idade

É fundamental ouvir bem para levar uma vida saudável na velhice

 

Nestes tempos difíceis em que vivemos, é preciso, acima de tudo, cultivarmos a alegria do convívio com familiares e amigos, e estarmos conectados ao mundo. Para quem chegou aos 60 anos, os desafios são ainda maiores: aceitar as limitações que a idade impõe e saber envelhecer. Para isso, é fundamental manter uma boa audição. Só assim é possível participar das conversas, curtir uma boa música e assistir a um programa na TV. A surdez é uma das mais cruéis dificuldades que afetam o dia a dia do idoso porque pode afastá-lo da vida em sociedade.

 

Com o passar do tempo, as células auditivas se degeneram devido ao desgaste natural do corpo. Mas não é só. Hábitos ruins que cultivamos ao longo da vida, como o contato frequente com sons altos e ambientes barulhentos, podem agravar o processo de perda auditiva, que é contínuo. Quanto mais essas células são perdidas, maior é a dificuldade auditiva. E pessoas que não escutam bem podem ter problemas de relacionamento, preferindo o isolamento, que pode levá-las à depressão e até à demência.

 

“Ainda percebemos uma forte resistência dos idosos em admitir a perda auditiva. Muitos relutam durante vários anos. Com isso, o convívio em família fica mais difícil. E entre casais, é um fardo pesado para o marido ou a esposa ter de conviver com alguém que finge simplesmente que a dificuldade de ouvir não existe. Por isso, é importante tentar convencer esses idosos a buscar tratamento. E para tal, o tratamento é a adaptação de aparelhos auditivos, o que traz melhorias significativas na comunicação e na qualidade de vida”, afirma a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, especialista em Audiologia na Telex Soluções Auditivas.

 

O processo de perda auditiva é diferente em cada indivíduo. Depende de vários fatores, inclusive genéticos. No entanto, depois dos 65 anos, a perda auditiva, conhecida como presbiacusia, tende a ser mais severa. Por isso, o melhor é procurar um médico otorrinolaringologista aos primeiros sinais de dificuldade para ouvir.

 

“O uso diário do aparelho auditivo e o apoio da família são essenciais para que o idoso reduza a dependência e resgate a autoestima. Infelizmente, muitas vezes, quando se procura tratamento, o caso já ficou grave. A perda de audição é lenta e progressiva e, com o decorrer dos anos, se não for tratada, atinge um estágio mais avançado”, explica a fonoaudióloga da Telex.

 

Cabe ao médico otorrinolaringologista examinar o paciente e, ao fonoaudiólogo, avaliar a audição e indicar qual tipo e modelo de aparelho auditivo é o mais indicado para cada caso.

“Cuidar da saúde auditiva é tão importante quanto cuidar do resto do corpo. E na área auditiva, a tecnologia cada vez mais avançada é uma grande aliada. Os modernos aparelhos auditivos digitais, bem pequenos, otimizam a audição, sem constrangimentos, e facilitam, inclusive, a interação com o mundo virtual, por meio de conexão sem fios com laptops, celulares e outros eletrônicos”, conclui a especialista.

 

Sintomas que podem indicar os primeiros indícios de perda auditiva:

–  Assistir à TV em volume mais alto do que as outras pessoas da casa, pedindo constantemente para aumentar o som;

– Não ouvir quando é chamado por uma pessoa que não está à sua frente ou que se encontra em outro cômodo;

– Comunicar-se com dificuldade quando está em grupo ou em uma reunião;

– Pedir com frequência que as pessoas repitam o que disseram;

– Ouvir as pessoas falando como se elas estivessem sussurrando;

 

– Ficar embaraçado ao não entender o que outro diz pelo telefone;

– Dificuldade em comunicar-se em ambientes ruidosos, como no carro, no ônibus ou em uma festa;

– Fazer uso de leitura labial durante uma conversa;

– Família e amigos comentam que você não está ouvindo bem;

– Se concentrar muito para entender o que as pessoas falam.

Quer receber notícias do G10News pelo whatsapp? Clique aqui
Gostou desta notícias? Compartilhe nos botões abaixo!
LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Mais lidas

Elefante furioso pisoteia até a morte crocodilo em rio na África deixando turistas pasmos

Imagens chocantes gravadas na África mostram um elefante furioso matando um crocodilo após este ter perseguido sua cria nas águas rasas do rio Zambeze. https://youtu.be/aN2H11IZPBA Uma...

Estado inicia pavimentação do acesso a Travesseiro, no Vale do Taquari

Mais de R$ 13 milhões serão utilizados na obra, que será concluída em 2022   Texto: Liana Ramos Carvalho O acesso municipal a Travesseiro, no Vale do...

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em janeiro

Também recebem hoje inscritos no Bolsa Família com NIS 3   Trabalhadores informais nascidos em janeiro recebem hoje (20) a sétima parcela do auxílio emergencial em 2021. O benefício tem parcelas de...
Publicidade

Assine a nossa newsletter

As principais notícias do Portal G10News diretamente em seu e-mail: