Mercúrio passa mais tempo próximo da Terra do que Vênus

0
112
Martin Kornmesser, The International Astronomical Union / Wikimedia

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vênus e depois a Terra. Então, Vênus é o planeta mais próximo do nosso, certo? A resposta é: depende.

E uma equipe de cientistas acaba de demonstrar que Mercúrio, apesar de ser o planeta que está mais perto do Sol, passa mais tempo próximo da Terra do que Vênus.

Os resultados dos cálculos, apresentados na revista Physics Today, mostram que os métodos usados comumente para calcular a proximidade dos planetas são simplistas demais, e não dão o entendimento real da proximidade entre Mercúrio, Vênus e Terra ao considerar o trajeto de suas órbitas ao redor do astro.

A concepção de distância entre os planetas que comumente temos se dá com base na distância média entre os planetas e o Sol, e essa distância é estabelecida em Unidades Astronômicas (AU).

A distância média entre Terra e Sol é de 1 AU, enquanto a de Vênus é de cerca de 0,72 AU. Então, com base nesses valores, calcula-se que a distância média entre Terra e Vênus é de apenas 0,28 AU — a menor ao se comparar a distância da Terra com qualquer outro planeta.

Mas os pesquisadores perceberam que esse cálculo não é a maneira mais precisa para dizer qual planeta é realmente o mais próximo da Terra ao longo de suas órbitas ao redor do Sol. Afinal, quando a Terra está no lado oposto de sua órbita em relação a Vênus, essa distância é de 1,72 AU — e nosso planeta fica bastante tempo em oposição a esse vizinho.

A equipe propõe, então, que se faça uma média da distância entre cada ponto ao longo da órbita de um planeta e cada ponto ao longo da órbita do outro planeta a ser comparado. Fazendo uma simulação baseada nessas duas observações, a equipe descobriu que Mercúrio é o planeta que fica próximo da Terra por mais tempo, em média, mesmo que ele seja o primeiro planeta a partir do Sol e o nosso seja apenas o terceiro, com Vênus no meio termo.

Leia também:  Cientistas calcularam quanto tempo ainda resta ao Universo

Mas, claro, essa outra maneira de enxergar a distância média entre os planetas não muda a ordem deles no Sistema Solar. Mercúrio continua sendo o primeiro planeta depois do Sol, seguido por Vênus e então pela Terra, do jeitinho que todos nós aprendemos na escola.

Mais Notícias

Operação Cruzada em Guaíba combate o tráfico de dr... Na manhã desta quarta-feira (4), policiais civis da Delegacia de Polícia de Guaíba, coordenados pelo Delegado Thiago Carrijo Fraga, com apoio das dele...
Yanna Oliveira desfila suas curvas em carro abre-a... A beldade foi destaque da escola de samba de São Paulo Yanna Oliveira encarnou uma índia no carro abre-alas no desfile da Acadêmicos do Tucuruvi na...
Sesc Ijuí tem inscrições abertas para aulas de fut... Vagas no Projeto de Iniciação Esportiva são destinadas a crianças e jovens com idade entre 07 e 15 anos   Estão abertas as inscrições para o pr...
Arritmias cardíacas matam cerca de 12 mil portugue... Especialistas alertam que muitas vezes as arritmias não causam sintomas As arritmias cardíacas matam cerca de 12.000 portugueses por ano, alertaram e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui