Cientistas: “A humanidade tem 12 anos para evitar uma catástrofe global”

0
348
Foto ilustrativa Rafael Marchante / Reuters

Os cientistas indicam que é possível evitá-lo, mas para isso eles precisam tomar medidas “sem precedentes”.

Nosso planeta tem apenas 12 anos para evitar uma catástrofe climática se não conseguir limitar o ritmo crescente do aquecimento global, de acordo com um relatório publicado esta semana pelo Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança Climática (IPCC) por sua acrônimos em inglês).

Durante a última década, houve uma série de tempestades devastadoras , incêndios florestais, secas, destruição de corais, ondas de calor extremas e inundações em todo o mundo, com apenas um grau centígrado do atual aquecimento global. Mas a situação vai piorar significativamente se essa temperatura ultrapassar 1,5ºC no ano 2030, diz o documento.

” Já estamos vivendo as conseqüências de um aquecimento global de 1 ° C, com condições climáticas mais extremas, aumento do nível do mar e diminuição do gelo marinho no Ártico, entre outras mudanças”, alertam os autores do relatório. Por essa razão, mudanças “sem precedentes” são necessárias em todos os aspectos da sociedade para limitar o aquecimento global a 1,5 ° C, acrescentaram.

“As decisões que tomamos hoje são decisivas”

O IPCC salienta que necessário para atingir esse objetivo são transições “rápidos e poderosos” nas áreas de energia, o setor industrial e de transporte. A este respeito, insta que as emissões globais líquidas de dióxido de carbono (CO2) de diminuição de dióxido de origem humana em 2030 cerca de 45% em relação aos níveis de 2010, e continuar a descer até que ela atinja o “zero absoluto” cerca de 2050 .

“Limitar o aquecimento a 1,5 ° C é possível sob as leis de química e física , mas isso muda sem precedentes iria ser necessária , ” disse Jim Skea, co – presidente de um dos grupos de trabalho do IPCC.

Segundo essa organização, limitar o aquecimento global reduziria os “impactos problemáticos nos ecossistemas, na saúde e no bem-estar das pessoas” e “as decisões que tomamos hoje são decisivas para garantir um mundo seguro e sustentável para todos, agora e no futuro”. “

RT

Mais Notícias

Tainá Grando e bailarinas já estão em Salvador par... Elas se anteciparam! Tainá Grando e as bailarinas do Faustão Fany Vida, Mayara Araújo e Gabe Cardoso já estão em Salvador para o carnaval. As belda...
Casos de toxoplasmose registram queda em Santa Mar... A Secretaria da Saúde apresentou, nesta quarta-feira (20), dados que apontam redução nos casos de toxoplasmose em Santa Maria. De acordo com o balanço...
Bolsonaro diz que programa Mais Médicos não será s... Cubanos poderão ser substituídos por brasileiros e estrangeiros O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse hoje (14) que manterá o programa Mais Médi...
INSS convoca mais de 15 mil segurados para perícia... Cerca de 15,6 mil segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram convocados para perícia médica no Rio Grande do Sul. Conforme o Minist...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui